Para ter sucesso no mercado, é importante pensar em técnicas de divulgação e venda do produto. Afinal, só é possível vender se as pessoas conhecerem o que você está vendendo, e é nisso que o marketing tenta mapear. Nesse sentido, o marketing de produto é um passo essencial para alcançar sucesso nas vendas.

O consumidor está cada vez mais exigente, e se engana a empresa que acredita que promover uma conexão entre marca e público não é importante. Empresas de sucesso mostram que se importam com o consumidor e estão sempre pensando em maneiras novas de agradá-los.

Nesse sentido, o marketing de produto foi pensado para mobilizar, atrair e converter consumidores em um produto específico. Para isso, existem algumas estratégias que vão ajudar a aproximar o público do produto ou serviço que sua empresa busca divulgar. Vamos conhecê-las?

O que é marketing de produto?

Enquanto o marketing busca aproximar a marca do seu público-alvo de maneira mais geral, o marketing de produto é a vertente que se preocupa com a divulgação de um produto específico.

Nesse sentido, se sua empresa vende mais de um produto, é importante planejar uma estratégia diferente de marketing para cada produto. Isso porque, mesmo que você venda sorvete, por exemplo, as pessoas que gostam do sabor de morango vão ser diferentes das que preferem chocolate.

Ou seja, cada produto tem um tipo de consumidor diferente, e sua meta com o marketing de produto é não só encontrá-los, mas também criar formas de persuadi-los a realizar a compra.

Essa vertente do marketing é essencial no lançamento de produtos, assim como quando um produto que já existe precisa ser inserido em um novo mercado.

Qual a diferença entre gestão de produtos e marketing de produto?

É comum haver confusão em relação a esses dois termos, mas a principal diferença é que a gestão de produtos cuida do desenvolvimento dos mesmos, enquanto o marketing cuida do lançamento e oferta.

A gestão de produto cuida mais da fase inicial do produto, embora esteja sempre buscando melhorias. Ou seja, enquanto a gestão de produtos se encarrega de questões como:

  • interesses do público
  • necessidades do mercado;
  • Fase de concepção;
  • otimização de resultados;
  • alocação de recursos.

O marketing vai cuidar da fase em que o produto já está pronto, na venda e no mercado de “fora”. Ele se preocupa com a chegada do produto ao mercado, como sua disponibilização, divulgação e distribuição.

Essa vertente não vai pensar em como melhorar o produto (embora feedbacks sejam sempre bem-vindos em uma empresa que incentiva o crescimento), mas sim como vendê-lo do modo que ele é.

Qual a importância do Marketing de Produto?

O marketing de produto pode trazer diversos benefícios para sua organização e, de forma indireta, promover o crescimento do negócio. Isso porque, ao promover seus produtos, você também está promovendo sua marca.

Abaixo, vamos entender os principais benefícios de apostar no marketing de produto:

Destaque competitivo

O marketing de produto cria uma comunicação segmentada com diferentes consumidores e pode criar um destaque competitivo para a marca.

Com essa estratégia, fica mais fácil criar formas de se destacar da concorrência. Afinal, uma das técnicas mais utilizadas no marketing é ressaltar vantagens e diferenciais do produto vendido.

Personalização da comunicação e posicionamento do produto

Com a comunicação segmentada para um público-alvo mais específico, também é possível criar uma campanha mais direta e personalizada, de acordo com as dores e desejos da persona.

Dessa forma, você atrai a atenção de mais consumidores e pode aumentar as vendas do negócio.

Desenvolvimento de estratégias de precificação, distribuição e design

O marketing de produto também ajuda na hora de analisar como o produto está se saindo no mercado. Com feedbacks e pesquisas, é possível entender o que falta para que o produto venda mais, seja o preço, a distribuição ou o design.

Dependendo da demanda e do estudo de mercado, uma simples mudança na cor da embalagem pode fazer com que suas vendas aumentem muito mais. O marketing de produto vai te ajudar a descobrir isso.

Alinhamento das equipes de gestão de produto, marketing e vendas

O marketing de produto vai ajudar a integrar a comunicação entre as áreas de produto, marketing e vendas. Nesse sentido, vale lembrar que, quanto melhor for a sincronia desses setores, mais chances a empresa tem de prosperar.

Isso porque, se o marketing entende que o produto não está fazendo sucesso por causa de um fator X, mas nunca passa essa informação para a gestão de produtos, esse fator talvez nunca seja repensado.

Nesse sentido, ter uma estratégia que integre os três setores, como é o caso do marketing de produto, vai obrigar esses times a se comunicarem.

Qual o ciclo de vida de um produto?

Agora que você já sabe porque o marketing de produto é importante para o seu crescimento, vamos entender como essa estratégia funciona. Para isso, é necessário entender as 4 fases do ciclo de vida de um produto. São elas:

  • Introdução ao mercado: vai do lançamento até a parte que o produto encontra seu público, nesta etapa é importante gerar visibilidade;
  • Crescimento: momento de aumento da demanda, vendas bem sucedidas, produto se torna comum no mercado. Um bom marketing de produto faz com que essa fase se estenda por muito tempo.
  • Maturidade: momento de regularidade nas vendas, demanda e lucratividade consistentes.
  • Declínio: queda nas vendas. Acontece quando a população encontra novas alternativas ou tem novos posicionamentos.

Estágios do Marketing de Produto

Para um produto chegar em sua fase final, existem alguns estágios dos quais ele precisa passar até seu lançamento no mercado. Essas fases também existem quando falamos de estratégia de marketing de produto.

Entender esses estágios é importante para que os times possam organizar ações estruturadas em cada uma delas. Confira, a seguir, os principais estágios do marketing de produto e como funciona cada um deles.

Desenvolvimento do perfil dos consumidores

Entender o público-alvo do produto e definir o perfil do comprador é a primeira etapa, pois ter uma visão ampla dos gostos do consumidor é essencial para o sucesso de toda sua comunicação.

Pense como ele e crie uma campanha voltada para o que ele busca. Dessa forma, suas chances de sucesso serão muito maiores.

Posicionamento e mensagem

Nesta etapa, o marketing de produto precisa responder três perguntas essenciais:

  • O que o produto faz?
  • Quem vai usá-lo?
  • Por que esse produto é diferente dos seus concorrentes?

Com essas respostas em mente, você vai criar um documento de posicionamento do produto no mercado. Dessa forma, parte da sua comunicação já começa a ser estruturada.

Educação da empresa sobre o posicionamento e mensagem

Agora, é hora de educar seus funcionários sobre o produto. Dessa forma, todas as informações estarão alinhadas e você evita que algum profissional cometa uma gafe em relação ao produto. É importante que sua equipe saiba o que está vendendo.

Criação de um plano de lançamento

Hora de criar uma estratégia de lançamento do produto. Nesse momento, é importante definir as etapas das campanhas, assim como prazos e divisão de atividades entre equipes.

Criação de conteúdo para o lançamento

Nesta etapa, é hora de colocar o time de conteúdo de marketing para trabalhar! Crie artigos, vídeos, propagandas e anúncios que vão ajudar a alavancar o lançamento do produto.

Preparação da equipe

Prepare sua equipe para o lançamento e certifique-se de que cada profissional esteja pronto, preparado para cumprir novas demandas que podem ocorrer com o novo produto.

Lançamento

Nesta etapa, você pode relaxar… Brincadeira! Fique atento a possíveis mudanças e ajustes que você precisa fazer após o lançamento. Dessa forma, você vai otimizar cada vez mais a comunicação conforme os gostos e preferências dos consumidores e, assim, garantir um sucesso a longo prazo.

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