fbpx

Rótulo vs. Embalagem: quais as diferenças?

Saiba a diferença entre rótulo e embalagem

O rótulo e a embalagem são itens primordiais, que devem ser considerados desde as etapas iniciais da produção de um produto. Isso porque, com eles, os consumidores podem aproveitar ao máximo o item.

Entretanto, os empreendedores de primeira viagem podem desconhecer esses recursos ou, em muitos casos, confundir suas funções principais. Você é um deles? Em caso positivo, acompanhe este post.

Hoje, mostraremos as características de rótulos e embalagens e guiaremos você na hora de escolher a opção mais adequada para o seu produto. Continue a leitura e saiba mais!

O que são embalagens?

Embalagens são recipientes em que os produtos são armazenados. Nesse caso, elas podem ser feitas em diferentes materiais, formatos e tamanhos, como acontece com:

  • potes;
  • sacos;
  • caixas;
  • garrafas;
  • entre outros.

Em linhas gerais, a sua principal finalidade é assegurar que o produto seja armazenado da maneira correta, colaborando para sua conservação e facilitando o manuseio pelo consumidor.

Quais são os tipos de embalagens?

Como foi dito, é possível encontrar vários tipos de embalagens no mercado. Assim, elas são classificadas em diferentes níveis, indicadas para nichos específicos.

Para exemplificar, destacamos as embalagens primárias, aquelas que se encontram mais próximas dos produtos que estão armazenando. Portanto, podemos destacar nesta categoria:

  • caixas de leite;
  • garrafas de água;
  • pacotes de biscoitos.

Consequentemente, temos as embalagens secundárias, criadas com a finalidade de proteger a embalagem primária.

Imagine, por exemplo, um vidro de perfume. Ao adquirir esse produto, temos contato com o recipiente onde o líquido está armazenado, e uma caixa, normalmente feita de papel, que serve para proteger o frasco. Esta é a embalagem secundária.

O que são rótulos?

Em suma, os rótulos servem para atrair a atenção do público, informando e gerando valor ao produto disposto na prateleira. Para isso, é essencial que ele conte com dados sobre:

  • validade;
  • modo de uso;
  • composição da mercadoria.

O ideal é que todas essas informações respeitem as regras estipuladas pelo Código de Defesa do Consumidor, e sejam validadas pelo(a):

Quais são os tipos de rótulos?

Assim como as embalagens, existem diferentes tipos de rótulos. É preciso ressaltar que, além de fornecer as informações necessárias ao consumidor, esse elemento é importante para ajudar uma marca a se destacar — posicionando-se e estreitando o seu relacionamento com os clientes.

Abaixo, listamos quais são os modelos de rótulos mais utilizados pelos empreendedores no momento. Anote!

Rótulo em couchê

O rótulo em couchê é a opção mais tradicional que existe. Com baixo custo, esse material apresenta opções em acabamento brilho & fosco e ótima qualidade, ainda mais, em comparação aos papéis mais populares, como o offset. Porém, ele não é indicado para produtos que entrarão em contato com temperaturas extremas, como os congelados.

Rótulo em BOPP

Temos aqui um material muito resistente, especialmente à umidade. Isso porque o Bopp consiste em um filme plástico, podendo ser autocolante, apresentando diferentes tipos de acabamento, como:

  • fosco;
  • perolado;
  • metalizado;
  • transparente.

Rótulo especial

Em determinados casos, conseguimos encontrar rótulos feitos em papéis especiais. Na maioria das vezes, isso acontece com vinhos e outro produtos exclusivos, que exigem o uso de acabamentos ou detalhes distintos, tais como:

Viu só? Como foi possível notar, existem algumas diferenças entre rótulo e embalagem. Seja qual for a opção escolhida para o seu produto, o ideal é sempre contar com empresas que sejam renomadas no setor, produzindo materiais resistentes e que estejam alinhados ao propósito da sua empresa.

Gostou do artigo? Que tal se aprofundar no assunto e aprender como escolher a melhor empresa de etiquetas e rótulos? Clique aqui e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *