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Confira 9 tendências de design de rótulos para você aplicar em seus produtos

Está cada vez mais fácil criar design de rótulos coloridos e de qualidade

Ter um rótulo personalizado é essencial para vender mais, pois ele agrega valor ao produto. Assim, pensar no design de rótulos é muito importante para negócios que querem mostrar qualidade e sofisticação no mercado.

Isso porque, com o design de rótulos certo, é possível trazer diversas vantagens que influenciarão na decisão de compra do seu cliente.

A embalagem ideal contém informações relevantes sobre o produto, como vantagens, dados e características que podem incentivar a aquisição, e conta com um design de rótulos que ajuda a aumentar a autoridade visual da sua marca.

Por isso, é normal que marcas estejam sempre renovando seus rótulos conforme as novas tendências de design, buscando trazer uma imagem que satisfaça cada vez mais o consumidor ideal.

Ou seja, ter um design de rótulos personalizado para o seu cliente, segundo os costumes atuais, é uma ótima estratégia para quem quer vender mais.

Pensando nisso, separamos algumas das principais tendências em design de rótulos atualmente. Confira!

9 tendências de design de rótulos

1. Seja prático!

Em vez de fazer grandes pedidos com o mesmo design de rótulos, aposte em encomendas mensais de pequenas quantidades. Dessa forma, você consegue fazer qualquer alteração na embalagem ao longo do tempo, sem precisar jogar fora lotes inteiros com designs antigos.

Isso porque, como já mencionamos, as tendências mudam. Da mesma forma, podem existir erros na embalagem ou informações desatualizadas que precisam ser modificadas. Com a praticidade do pedido pequeno, você consegue realizar essas alterações sem gastar muito.

Imagine o prejuízo em jogar os rótulos de um ano inteiro fora. Agora, com a flexibilidade dos pedidos mensais, a possível perda é muito menor.

2. Minimalismo e simplicidade

Outra dica importante do design de rótulos é não exagerar. Oferecer informações demais e utilizar muitas cores vibrantes, além de vetores, ilustrações e desenhos que não complementem o produto pode ser um grande erro.

Isso porque o exagero faz com que o produto pareça visualmente poluído. Por isso, é essencial passar uma imagem “limpa”, onde todas as informações podem ser lidas com clareza e tenham certo destaque.

Pense no design de rótulos da Coca-Cola, por exemplo. O simples nome da marca, com uma tipografia que atrai o público-alvo, em conjunto com a cor característica da marca, o slogan e informações obrigatórias, já fazem dessa embalagem um ícone do design de rótulos.

Além disso, uma das maiores tendências do design de rótulos em alta ultimamente é o minimalismo. Produtos minimalistas geram uma sensação maior de honestidade e transparência.

Nesse sentido, aposte em embalagens simples e bem distribuídas, com amplo espaço vazio e evite informações mal distribuídas. Além disso, deixar claro qual é a finalidade do produto é importante para trazer mais clareza para o consumidor e evitar problema com a justiça.

Isso é, se você está vendendo cerveja artesanal, por exemplo, deixar essa informação centralizada é fundamental para que o consumidor reconheça o seu produto imediatamente. Ainda, é essencial apresentar a tabela nutricional e outras informações para ficar conforme às regras de rotulagem para alimentos.

3. Deixe a tipografia em destaque

A tipografia é muito importante na hora de criar a identidade da sua marca no design de rótulos, e a Disney é o melhor exemplo disso. Afinal, quem não lembra imediatamente das letras infantis características que formam o nome da marca?

Nesse sentido, é fundamental entender seu público na hora de escolher a fonte certa. A Disney mira nas crianças e adolescentes, por isso a escolha da tipografia foi certeira.

A tipografia em destaque é uma das maiores tendências do design de rótulos minimalista. Muitas embalagens, atualmente, são tipográficas, ou seja, apenas com letras no design, e cresce cada vez mais a contratação de fontes criadas apenas para marcas.

4. Design de rótulos com formas exclusivas (facas únicas)

O design de rótulos tradicional é geralmente quadrado ou retangular, dependendo do formato do produto. No entanto, com a evolução dos processos de criação, cresce cada vez mais os rótulos com cortes únicos, inventados para destacar ainda mais o produto.

Essa tendência é chamada de “facas únicas”, pois trazem um corte de rótulo mais criativo e singular. Dessa forma, é possível se destacar da concorrência e trazer um visual mais moderno e otimizado para o seu cliente.

5. Cores vibrantes em design de rótulos

As tecnologias de impressão estão cada vez mais avançadas e baratas, como a flexografia. Por isso, está cada vez mais fácil criar design de rótulos coloridos e de qualidade.

Por isso, surgiu uma nova tendência na criação de embalagens: cores sólidas e bem trabalhadas para destacar o design de rótulos de longe e se diferenciar da concorrência.

Nesse sentido, existe a opção de impressão texturizada, que dá um visual ainda mais sofisticado ao produto.

6. Estilo retrô com texturas

Em busca de um visual mais vintage, que lembre as épocas passadas? Pois, saiba que essa é uma das últimas tendências do design de rótulos!

Esse visual tem algumas características únicas. Confira alguns exemplos:

  • fontes serifadas;
  • molduras carregadas;
  • paleta de cores atenuada;
  • ilustrações com tinta nanquim;
  • papéis especiais e texturizados;
  • cores que lembram o passado, como bege, cinza e nude.

Esse estilo é geralmente usado em marcas que buscam trazer uma imagem clássica e de produção artesanal. Além disso, é interessante usar essa estratégia para criar um sentimento nostálgico aos consumidores. Trazer rótulos antigos redesenhados nos aniversários da marca são um ótimo exemplo da tendência retrô.

7. Estilo no-label-look

O estilo no-label-look está em criar um rótulo que não se parece um rótulo. Para isso, é necessário criar um design que “esconda” esse rótulo, deixando o fundo transparente contra a embalagem. Dessa forma, a fonte fica ainda mais destacada e o produto chama mais atenção.

No no-label-look, se a embalagem do produto é preta, o fundo do rótulo deve ser da mesma cor. Em embalagens de vidro, para dar esse efeito, o fundo precisa ser impresso com material transparente.

Dessa forma, você traz um visual contemporâneo e sofisticado ao seu rótulo, além de destacar seu “frescor”. Por isso, é interessante usar essa tendência em bebidas e alimentos.

8. Efeito gradiente e holográfico

Relembrar o passado é ótimo, mas talvez a imagem que a sua marca precisa passar esteja no futuro. Para isso, utilizar efeitos gradientes e holográficos no design de rótulos pode ser a forma ideal de destacar seu produto.

Um estudo da Adobe Stock fala que essa tendência é um desejo de fugir da realidade utilizando recursos de ilusão de ótica.

Nesse sentido, vale lembrar que juntar tendências diferentes, como o corte único e efeito holográfico, podem trazer um visual muito moderno ao seu produto, mas é importante conhecer seu público para saber se essa é a pegada certa.

9. Design cultural em rótulos

Quer atingir o público específico de uma região ou camada particular da sociedade? Tente utilizar elementos culturais no seu design de rótulos! Isso funciona para engajar ainda mais o público, principalmente se você vende produtos típicos de alguma regionalidade.

Lembre-se, para desenvolver rótulos de qualidade e mostrar que seu material, assim como seu design, não está para brincadeira, conte com a F&F etiquetas como parceira de produção!

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