O mercado de beleza é um dos que mais vem crescendo nos últimos anos. Isso porque, a busca por produtos de higiene, de cuidados pessoais e até de maquiagens, tem impulsionado significativamente esse nicho — em especial no período pós-pandemia.

Porém, se você também está pensando em investir no ramo, é bacana elaborar um planejamento detalhado e que consiga converter um bom retorno financeiro para o seu bolso. Fora isso, existem outras questões que devem ser ponderadas ao longo do caminho, que vão desde o uso de uma decoração certeira no espaço, até a escolha dos melhores fornecedores para te acompanhar durante essa empreitada.

Quer saber mais? Então, continue de olho em nossas dicas e saiba como se destacar nesse nicho tão promissor e que se encontra em constante expansão. Vamos lá!

Como montar uma loja de cosméticos: veja o passo a passo

1. Elabore um plano de negócios

Antes de iniciar qualquer projeto, é essencial traçar um plano de negócios completo. Esse processo servirá para você definir os objetivos da sua loja de cosméticos.

Em contraponto, essa etapa é crucial para analisar o mercado, identificar o público-alvo, observar a concorrência e estabelecer as principais estratégias de marketing que serão adotadas nos primeiros meses.

2. Defina a localização da loja de cosméticos

Outro ponto de atenção ao montar uma loja de cosméticos é identificar qual será a localização do seu empreendimento. Nesse momento, a dica é escolher um ponto estratégico da região, que tenha um bom fluxo de pessoas e seja acessível.

Aqui, ainda é bacana analisar a presença de possíveis concorrentes no entorno, além de estudar se, em tal localidade, há uma boa demanda para nutrir mensalmente o seu negócio.

3. Esteja por dentro das exigências legais

Para evitar problemas no futuro, verifique quais são as exigências legais relacionadas ao comércio de cosméticos em sua região. Para tanto, a sugestão é consultar os órgãos reguladores e obter todas as licenças e autorizações exigidas para operar com tranquilidade e segurança.

Caso tenha dificuldades, busque os serviços de um contator. Ele será o responsável por realizar esse trâmite e, consequentemente, conquistar os alvarás de funcionamento, a legalização dos seus nomes jurídico e fantasia, além do registro na Junta Comercial.

4. Invista na estrutura do espaço

Quer saber como montar uma loja de cosméticos? Assim que finalizar a parte burocrática, é hora de investir no espaço do seu negócio. Até porque, um estabelecimento atrativo deve proporcionar uma experiência agradável aos clientes.

Portanto, aposte em um layout bem-planejado e organize ambientes confortáveis para o público explorar as prateleiras da melhor maneira. Tudo isso, sem se esquecer de garantir que o local esteja sempre limpo e bem iluminado. Anote já!

5. Organize os produtos de forma estratégica

Pouca gente se dá conta, mas a maneira como os produtos são dispostos nas prateleiras pode influenciar diretamente no resultado de suas vendas.

Dito isto, o ideal é sempre organizar esses itens a partir de uma visão estratégica — preferencialmente, agrupando as mercadorias segundo as marcas e categorias.

Uma solução bacana é sempre manter em destaque aqueles artigos lançados recentemente. Ou então, que possuem alta procura no ramo dos cosméticos.

Lembre-se também de criar pontos para destacar as ofertas e, com isso, tornar o seu estabelecimento cada vez mais atrativo.

6. Escolha bem os fornecedores

Com o local preparado, vem o momento de ir às compras. Ou seja, você terá que contar com bons fornecedores para manter o seu estoque abastecido e diversificado. Nessa base, é essencial analisar quais são as marcas oferecidas pelos seus parceiros, bem como os possíveis descontos e outras vantagens.

Para ter mais segurança, faça uma pesquisa e liste, ao menos, 5 fornecedores renomados no mercado e que estejam prontos para atender às suas necessidades.

Aliás, entre tantos parceiros, você terá que ter ao lado alguma empresa responsável por desenvolver as suas embalagens, etiquetas e demais materiais capazes de reforçar a identidade visual da sua loja de cosméticos.

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