Realizar um lançamento de produto com excelência é uma ótima forma de trazer mais resultados para o negócio. Por isso, existem algumas técnicas e estratégias que podem ajudar o gestor nessa empreitada.
Isso porque, o sucesso de um produto pode ser muito influenciado conforme o modo que ele for lançado. Pense nos primeiros iPhones da Apple, por exemplo, e os eventos de lançamento que pararam a internet.
Por isso, existem estratégias para utilizar nesse momento que vão garantir mais segurança na hora de lançar um produto novo no mercado. Falaremos sobre elas neste artigo, acompanhe a leitura!
Tipos de lançamento de produto
Antes de tudo, você deve entender quais são os principais tipos de lançamento de produto:
- lançamento interno: destinado à base de contatos que a empresa possui, não sendo destinada a empresas que estão se iniciando no mercado;
- lançamento externo: após o sucesso do lançamento interno, você pode expandir o alcance do produto para todo o mercado externo. Ele costuma gerar maiores resultados financeiros, mas também exige mais planejamento;
- lançamento relâmpago: lançamento rápido, onde é oferecido um prazo bem curto. Assim, é necessário inserir na oferta algo que motive a compra, como produtos complementares;
- lançamento semente: destinado a consumidores com pouco contato com a marca, feito para captar a atenção de pessoas interessadas no nicho e, assim, aprimorar ainda mais os produtos;
- lançamento perpétuo: o lançamento não acaba neste caso, e está sempre se repetindo para alcançar mais consumidores, reaproveitando conteúdos usados anteriormente;
- lançamento afiliado: neste, o produto é lançado por uma parceria, ou até mesmo terceirização entre empresas. Depende de um cronograma apertado, que inicia e acaba com rapidez.
Quais os fatores fundamentais para o sucesso de um lançamento?
No mercado competitivo atual, nada é garantido. No entanto, existem alguns fatores que podem proporcionar resultados positivos no lançamento do produto. Abaixo, você vai saber mais sobre cada um deles!
Relacionamento
O relacionamento com o público é um dos fatores importantes na hora de lançar um produto. Quanto mais interação e engajamento com seus consumidores e leads, maiores são as chances do lançamento ser um sucesso.
Por isso, é muito importante estudar o público da sua marca e do produto que planeja lançar. Dessa forma, você consegue prever situações e ainda criar campanhas de marketing mais acertadas.
O público-alvo do lançamento do produto dependerá do objetivo e tipo de lançamento. Esses consumidores podem ser:
- público regional;
- público externo amplo;
- lista específica de contatos;
- leads (clientes em potencial).
Além disso, quanto mais engajado for o seu público, maiores são as chances de sucesso dos lançamentos internos, pois ele já está familiarizado com a marca.
Lançamento
Essa é a etapa na qual a campanha de lançamento vai para o ar. Mas antes disso, é necessário planejar cada detalhe.
Isso porque é importante gerar expectativa ao lançamento de produto, utilizando gatilhos mentais como escassez e persuasão, para o novo item chamar atenção do público.
O planejamento do lançamento de produto pode englobar diversas etapas, como:
- rótulos e etiquetas;
- canais de comunicação ideal para as campanhas de marketing.
Entrega
Planejou, estudou a audiência e colocou seu plano de lançamento em ação? Então, agora é hora de consolidar o relacionamento com sua audiência e focar no pós-venda.
Nessa etapa, é importante entregar aquilo que foi prometido e focar em estratégias de fidelização, para o consumidor continuar encantado com a experiência da sua marca.
Por isso, é indispensável ter atenção aos feedbacks e se dedicar no lançamento, buscando sempre por possíveis melhorias.
Como fazer um lançamento de produto eficiente?
Agora que você já sabe quais são os tipos de lançamento de produto e quais as principais etapas desse processo, focaremos nas estratégias que vão tornar essa missão bem-sucedida.
Neste artigo, reunimos as principais e mais populares técnicas utilizadas por empresas para conseguir resultados positivos no lançamento de produtos, separadas por etapas. Vamos lá?
Etapa de pré-lançamento
Nesta etapa, o foco está no planejamento. Para isso, existem algumas estratégias específicas que vão ajudar a prever e melhorar resultados.
Análise SWOT
Essa análise identifica, de forma diagnóstica, os pontos fortes e fracos da empresa e do produto a ser lançado, ajudando a prevenir erros antes do lançamento.
Definição de preço
Agora, é importante considerar todos os gastos com a criação do produto, inclusive a própria campanha de lançamento, para definir um preço que seja lucrativo e dê resultados.
Mas cuidado! Considere o que seus clientes estão dispostos a pagar, pois, se o produto for muito caro para o público, o lançamento não dará resultados positivos.
Defina o design do rótulo
A embalagem ajudará seu produto a se destacar da concorrência e fazer com que seus clientes lembrem da sua marca.
Por isso, utilize estratégias de design para chamar atenção, sempre pensando nos gostos do seu consumidor, como:
- psicologia das cores
- impressões chamativas;
- entre outros.
Defina a buyer persona
Quem comprará seu produto? Crie uma pessoa semifictícia, com base nos gostos, interesses e características dos seus clientes para direcionar as campanhas de lançamento com mais facilidade.
Estude o mercado
O estudo de mercado ajudará sua empresa a definir:
- buyer persona;
- preço do produto;
- comunicação do seu negócio.
Por isso, é importante estudar não só o seu público, como também sua concorrência, comparando quais são os diferenciais e desvantagens do seu produto.
Lançamento
Hora de pôr o plano em prática! Saiba como.
Divulgue o produto
Quem não é visto, não é lembrado. Realize campanhas de marketing nos seus canais de comunicação para divulgar seu produto e atrair mais clientes.
Dispare e-mails
O disparo de e-mail marketing é uma das campanhas mais acertadas do mundo digital atualmente.
Por isso, utilize a base de contatos da sua empresa para anunciar o novo produto e, até mesmo, ofereça ofertas exclusivas de modo a atrair os consumidores que já estão em contato com seu negócio.
Utilize influenciadores digitais
Os influenciadores são uma febre! Eles podem trazer novos clientes para o seu negócio, com base nos seus próprios seguidores.
Por isso, procure por pessoas influentes no segmento do seu produto, confira a qualidade dos conteúdos e firme uma parceria de sucesso.
Pós-lançamento
Depois que o lançamento é realizado, acabou? Nada disso! O acompanhamento, mesmo após a finalização do lançamento, é essencial para os resultados continuarem sendo positivos nas próximas campanhas.
Análise os indicadores
Com base nos dados da sua campanha de lançamento, confira o que deu certo e o que precisa melhorar para, assim, tornar seus lançamentos cada vez mais efetivos.
A análise e interpretação de dados são grandes aliadas das empresas que querem crescer, ao trazerem percepções interessantes sobre possíveis erros e acertos do negócio.
Fidelize o cliente
Fidelizar o cliente é muito importante para o sucesso do lançamento de produto, e isso é realizado no pós-venda.
Com a experiência positiva do produto, tudo que você precisa é continuar nutrindo esse contato (com conteúdos, ofertas e descontos) para que o mesmo sempre lembre e esteja em contato com a sua marca.
Mantenha as ações de marketing
Só porque o lançamento acabou, não significa que você deve esquecer o produto por completo. Então, não pare com as ações de marketing, continue atraindo novos clientes e, assim, reiniciando o processo de pré-lançamento, lançamento e pós-venda.
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