Você sabia que um lacre de segurança pode ser encontrado em produtos de diferentes setores do mercado? Atualmente, esses elementos são considerados verdadeiros aliados pelas empresas que desejam tornar as suas mercadorias mais seguras, visando assim, a satisfação completa de seus consumidores.

Isso porque, ao aplicar esse tipo de etiqueta em uma embalagem, é possível evitar a ruptura do material, impedindo que terceiros tenham acesso ao seu produto interno. Logo, diminuímos as chances de fraudes, roubos e demais tipos de violação. Bem interessante, não é mesmo?

Contudo, quando falamos sobre o lacre de segurança, muitas pessoas ficam em dúvida a respeito do assunto. Afinal, será que existe mais do que um tipo desse elemento? Onde esse detalhe pode ser aplicado? Para esclarecer tudo, preparamos um conteúdo especial para você. Acompanhe esta leitura completa e atualize-se agora mesmo.

O que é e quais os tipos de lacre de segurança

Em linhas gerais, o lacre de segurança consiste em um tipo de etiqueta, impresso por empresas especialistas no assunto, com a finalidade de proteger o conteúdo interno de uma embalagem. Logo, trata-se de um material difícil de ser removido, sem que o usuário destrua o próprio rótulo ou deixe rastros de sua adulteração.

Para tanto, existem vários tipos de lacre de segurança comercializados por aí. Cada um deles, destinado a uma necessidade diferente.

Vamos conhecer quais são os principais? É só conferir abaixo!

Pequenos cortes ou Pré-cortado

São os lacres de segurança feitos com vincos, criando assim, pequenas fendas nas etiquetas das embalagens. Em geral, tais cortes seguem um padrão específico, fazendo com que a etiqueta se desfaça em pedaços — o que torna praticamente impossível a sua remoção sem deixar evidências.

Lacre de aviso ou Void

Outro tipo de lacre de segurança é o Void. Nessa alternativa, a etiqueta, após ser removida, consegue deixar uma inscrição na superfície da embalagem, constando a palavra “VOID”. Diante disso, esse material é bastante aplicado em produtos no geral, com foco nas mercadorias da indústria farmacêutica e de garantias.

Casca de ovo

Nesse modelo, o lacre de segurança é responsável por desintegrar a etiqueta em pedaços pequenos — exatamente como acontece com as cascas de um ovo. Por isso, tal opção não pode ser reaplicada na embalagem e é constantemente utilizada em documentos importantes, como o caso das averbações.

Razões para investir no lacre de segurança

Ainda hoje, não são raras as pessoas que questionam se, de fato, é necessário investir em etiquetas com lacre de segurança. Porém, já adiantamos que essa medida é uma forma excelente — e acessível! — de garantir a proteção dos produtos e documentos, além de contribuir para a reputação da marca no mercado.

A seguir, destacamos alguns dos principais benefícios dessa alternativa. Espia só!

  • Prevenção de roubo: o lacre de segurança é muito importante para impedir furtos de produtos e documentos, uma vez que a violação da etiqueta pode ser detectada com facilidade;
  • Evita a violação: esse detalhe também é extremamente útil para impedir que caixas e embalagens sejam abertas ou violadas durante o seu transporte, armazenamento ou manuseio;
  • Atesta a autenticidade: ao aplicar o lacre de segurança em suas mercadorias, uma empresa consegue comprovar a legitimidade de seus produtos e documentos, evitando fraudes e falsificações;
  • Facilita o controle de qualidade: esse tipo de etiqueta permite um maior controle na segurança das mercadorias. Assim, é possível garantir que esses produtos estejam sempre por dentro das normas e regulamentações estabelecidas pelos órgãos competentes.

Por último, e não menos importante, é sempre bom reforçar que o lacre de segurança é uma solução incrível para fortalecer a reputação da marca no mercado. Até porque, ao investir nessas etiquetas, a empresa consegue demonstrar ao público o seu comprometimento com questões que envolvem qualidade e segurança. Como resultado, os seus serviços serão vistos com outros olhos, conquistando cada vez mais os consumidores.

Onde o lacre de segurança pode ser aplicado

Fora todos os diferenciais que citamos, o lacre de segurança conta com mais uma característica positiva: tal etiqueta pode ser aplicada em uma ampla variedade de embalagens, sejam elas voltadas para o nicho alimentício, farmacêutico ou de equipamentos eletrônicos. Veja:

  • no ramo de comidas e bebidas;
  • no setor farmacêutico;
  • no nicho de equipamentos eletrônicos;
  • no mercado de bares e restaurantes (delivery);
  • em peças automotivas;
  • em redes de hospitais (coletas, transporte de órgãos, entre outros);
  • em laboratórios clínicos (lacres para exames, coletas, entre outros);
  • no varejo geral;
  • no transporte.

E então, com essas dicas você conseguiu entender a relevância do lacre de segurança para diferentes tipos de embalagens? Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, aproveite para comentar abaixo. Em breve, responderemos à sua questão. Até logo!