Quando se trata de criar QR Code, muitas empresas buscam obter resultados significativos com seus produtos ou serviços. Essa tecnologia inovadora revoluciona a interação com informações, aproximando o mundo físico do digital e facilitando o comércio.

Por meio do uso das câmeras dos smartphones ou tablets, esse tipo de código bidimensional garante o acesso rápido a uma ampla diversidade de conteúdos digitais. Ou seja, basta o indivíduo apontar o seu dispositivo móvel para o QR Code que, rapidamente, ele conseguirá visualizar, por exemplo:

  • cardápios de restaurantes;
  • cupons de descontos;
  • informações exclusivas sobre as marcas;
  • entre tantos outros materiais interessantes.

Porém, uma coisa é certa: antes de criar QR Code, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para evitar erros e garantir que o seu projeto saia conforme o esperado. Mas afinal, quais são esses pontos de atenção? 

É o que te mostramos neste post completo. Acompanhe a leitura e anote as recomendações.

1. Inverter as cores claras e escuras

Na hora de criar QR Code, é essencial manter a legibilidade do código impecável. Porém, muitos “marinheiros de primeira viagem” cometem o equívoco de inverter as cores claras e escuras do material — o que pode resultar em um código de difícil leitura.

Atualmente, o padrão mais recomendado é utilizar um fundo claro com formas escuras. Desse modo, você garantirá que o reconhecimento pelo scanner da câmera ocorra de um jeito muito mais fácil e assertivo, melhorando a experiência do usuário. Não se esqueça!

2. Falta de contraste

Outro ponto de atenção ao criar QR Code está no contraste entre o código e o seu plano de fundo. Explicamos: uma vez fraco, o contraste pode acabar dificultando a leitura, ou então, causar problemas de decodificação.

Por essas e outras, o ideal é sempre checar se as tonalidades utilizadas na impressão do material contam com uma diferença perceptível. Como exemplo, podemos citar algumas combinações:

  • preto e branco;
  • azul e branco;
  • vermelho e branco;
  • roxo e branco;
  • preto e amarelo;
  • preto e rosa;
  • preto e azul.

3. Deixar o código “solto”

Um dos erros mais comuns ao criar QR Code é não oferecer informações claras aos usuários sobre o que esperar ao escanear o código.

Evite deixar o símbolo “solto”, ou seja, sem um contexto ou storytelling. Inclusive, esse cuidado vale para os mais diversos tipos de materiais, seja uma embalagem, uma placa, um flyer e por aí em diante.

Ao aplicar o QR Code, procure adicionar uma descrição ou chamada próxima perto dele, orientando os usuários sobre qual ação deverá ser tomada. Apesar de parecer um cuidado simples, isso garantirá uma comunicação eficiente e evitará qualquer tipo de confusão. Fique de olho!

4. Falta de espaçamento ou “quiet zone

A “quiet zone” diz respeito a uma área livre ao redor do QR Code. Basicamente, esse espaço é fundamental para o usuário detectar o código e, portanto, processá-lo da maneira correta.

Por essas e outras, ao desenvolver o seu código, verifique se há margem suficiente no entorno da impressão. Aqui, é preciso que o local não tenha interferências ou qualquer tipo de elementos visuais.

5. Alterar muito a forma do código

A personalização é imprescindível na hora de criar QR Code, especialmente se você deseja desenvolver algo que transmita a identidade da sua marca.

Entretanto, a recomendação é não alterar excessivamente a forma do código. Se não, a legibilidade poderá ser comprometida, atrapalhando — e muito! — na hora da decodificação.

Em vez disso, procure manter o visual do símbolo bem próximo ao formato padrão. Assim, será possível garantir a sua capacidade de ser lido por diferentes dispositivos móveis.

6. Não definir a finalidade do seu código QR

Te apresentamos mais um erro frequente ao criar QR Code: não definir a sua finalidade. Antes de gerar o código, busque entender o que você deseja alcançar com essa ação. A ideia é enviar os usuários para o seu site? Ou então, disponibilizar informações extras sobre um produto ou serviço?

Estipular a finalidade do QR Code é essencial para criar um plano estratégico relevante e eficiente. Isso garantirá que os usuários saibam o que esperar ao escanear o material, aumentando assim, as chances de engajamento e conversão.

Por último, não deixe de investir em materiais impecáveis para fazer esse tipo de impressão. Até porque o seu código precisa apresentar excelente nitidez, tanto em impressões de rótulos, quanto em etiquetas ou demais embalagens.

Para isso, a nossa sugestão é contatar a F&F Etiquetas. Referência no mercado, a empresa é conhecida por desenvolver produtos de alta qualidade, prontos para ajudar toda e qualquer marca a se destacar. Fale conosco e saiba mais.