Você já é um apaixonado por cerveja e sabe tudo sobre o assunto ou é alguém que está começando a se interessar por esse universo? Seja qual for o seu perfil, uma coisa é certa: dificilmente alguém irá comprar esse tipo de produto sem olhar atentamente o seu rótulo.
Afinal, é nesse material gráfico em que constam todas as informações a respeito da fórmula da cerveja e, até mesmo, algumas dicas que podem melhorar a experiência do consumidor durante a degustação.
Assim, todo empreendedor do ramo deve atentar a esse detalhe, investindo em uma rotulagem de cerveja completa e capaz de ajudar uma marca a se destacar no mercado.
E, claro, vamos te ajudar nessa missão. Para te deixar por dentro do assunto, preparamos um conteúdo completo, com todos os dados que devem, obrigatoriamente, estar presentes nesse material. Fique conosco e saiba mais!
Quais são as informações obrigatórias na rotulagem de cerveja?
Quando falamos sobre rotulagem de cerveja, muitas pessoas acreditam que esse detalhe serve, somente, para fazer com que aquele produto específico se destaque nas prateleiras de um supermercado. Porém, não é bem assim. Hoje em dia, existem leis que atuam nesse setor, a fim de garantir que informações necessárias estejam presentes nos produtos.
Como exemplo, podemos destacar o Decreto nº 6.871, de 2009, além das regras definidas pelos órgãos regulamentadores, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o INMETRO e, até mesmo, a própria ANVISA.
Assim, antes de elaborar um rótulo, é preciso garantir que a embalagem conte com dados essenciais, sendo eles:
- Nome empresarial do produtor da cerveja;
- Endereço de fabricação;
- Número do registro no MAPA;
- Identificação do lote;
- Sua denominação;
- Ingredientes presentes na fórmula;
- Grau de concentração e forma de diluição;
- A sua data de fabricação e validade;
- Teor alcoólico.
Outras informações essenciais
Ainda aqui, há mais alguns detalhes que não devem passar despercebidos na rotulagem de cerveja. Entre eles, a expressão “Indústria Brasileira”. Conforme a legislação atual, todo rótulo deve contar com esse termo, escrito por extenso e nunca abreviado. Tal informação reforça a fabricação nacional e mostra que a sua produção foi realizada nos padrões estabelecidos no Brasil.
Outro dado fundamental na rotulagem de cerveja diz respeito à advertência para as bebidas de teor alcoólico acima de 13%. Nessas condições, o rótulo deve apresentar a seguinte frase: “Evite o consumo excessivo de álcool”.
A mensagem tem como foco conscientizar o público a respeito dos possíveis efeitos prejudiciais que a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas pode causar à saúde.
E não acaba por aí! No que diz respeito à lista de ingredientes, a indicação é que esses insumos estejam descritos em ordem decrescente, conforme a sua proporção. Por fim, após essa listagem completa, é necessário haver um aviso sobre a presença direta — ou indireta — de elementos alergênicos, como acontece com o glúten. Anote já!
Quais são as informações adicionais não obrigatórias na rotulagem de cerveja?
Fora os dados citados acima, existem mais algumas informações que podem constar no rótulo de cervejas. De todo modo, é válido ressaltar que tais elementos não são obrigatórios, mas sim, servem como uma maneira de orientar o público na hora de consumir o produto. São eles:
- O melhor modelo de copo para degustar a bebida;
- A temperatura indicada para o consumo;
- Como harmonizar a bebida com diferentes alimentos;
- Quais são as regras para garantir o armazenamento adequado da cerveja;
- Quais são os níveis de amargos ou turbidez do produto;
- Qual o seu potencial de envelhecimento, entre outros.
Quais são as penalidades para aqueles que não seguem a legislação?
O produto que não seguir à risca as normas estipuladas pelos órgãos responsáveis, especialmente no que se refere ao Decreto nº 6.871, de 2009, terá a sua comercialização proibida em território nacional.
Inclusive, a legislação brasileira prevê tanto a apreensão, quanto a aplicação de penalidades rígidas aos empreendedores que descumprirem essas normas. Atualmente, a multa aplicada para o fabricante que não apresentar um rótulo conforme as exigências vigentes pode ultrapassar a faixa dos R$ 100 mil. Todo cuidado é pouco!
A importância da qualidade dos rótulos de cerveja
Por último, e não menos importante, é essencial destacarmos a necessidade de investir em um rótulo de qualidade. Em outras palavras, esse é o caso de materiais impressos em boa resolução, garantindo que a informação presente no material seja legível, atrativa e tenha boa durabilidade.
Dependendo das necessidades da marca, ainda há a possibilidade de recorrer às rotulagens de cerveja fabricadas a partir de adesivos especiais, como o BOPP que é totalmente impermeável. Gostou dessas informações, mas não sabe como desenvolver uma boa rotulagem de cerveja? Aproveite para entrar em contato com a F&F Etiquetas. Referência no setor, a empresa é especialista em projetos de rótulos e pode te ajudar a desenvolver os melhores e mais completos materiais para os seus produtos.