Ter um design atrativo nos seus rótulos e etiquetas faz com que os clientes prestem mais atenção no seu produto. Por isso, dependendo da imagem que você quer passar sobre a sua marca, a psicologia das cores pode ajudar muito!

Isso porque as cores influenciam nossas percepções, sensações e atitudes, mesmo que subconscientemente. Ou seja, sem perceber, as cores certas podem fazer com que seu consumidor escolha seu produto.

Interessante, não é mesmo? Por isso, é tão importante considerar a psicologia das cores na hora de planejar a identidade e posicionamento da sua marca.

Mas o que é exatamente a psicologia das cores e como ela pode influenciar o seu design de rótulos da maneira certa? Continue acompanhando e descubra!

O que é a psicologia das cores?

Muito estudada em cursos de marketing, publicidade e design, a psicologia das cores é um estudo responsável por determinar que os tons escolhidos em produtos funcionam como ferramenta de persuasão.

As cores contribuem significativamente para desejo ou rejeição de um produto. Nesse sentido, a psicologia das cores visa estudar quais são as cores que mais se encaixam em produtos de diferentes áreas do mercado.

Por exemplo, em hospitais e consultórios médicos, costumamos ver cores claras, como verde e branco. Isso porque, subconscientemente, essas cores nos remetem à saúde e limpeza. Um hospital decorado com tons pretos e amarelos passaria uma impressão diferente, não é mesmo?

Assim, aplicar a psicologia das cores na hora de criar o rótulo ou embalagem do seu produto é essencial, pois essa estratégia consegue transformar a aparência do produto e, se for aplicada da maneira certa, trazer mais rendimentos!

Então, na hora de criar sua embalagem, considere não só o material ou a forma de impressão, mas também se a psicologia das cores concorda com o que seu público busca e, é claro, a identidade visual da sua marca.

Significado das cores

Quer saber como identificar se seu rótulo está agradável ou não para o público? Não se preocupe! Abaixo, reunimos os principais tons e o que eles significam na embalagem de um produto, conforme a psicologia das cores.

Rótulo vermelho

Energia, ação e paixão são as emoções que você quer transmitir ao seu cliente? Então, vermelho pode ser a escolha ideal!

Essa cor pode, inclusive, estimular o apetite, desde que seja usada com moderação nos rótulos. Isso porque, conforme a psicologia das cores, muito vermelho pode trazer um instinto de irritabilidade, e não queremos passar essa sensação ao consumidor.

Nesse sentido, é importante observar a regionalidade de onde o seu produto está sendo comercializado e criar designs específicos com base nisso. Isso porque, em cada região, as cores passam mensagens diferentes. Em culturas orientais, por exemplo, o vermelho significa boa sorte.

Além disso, o vermelho é considerado uma cor quente. As cores quentes são muito utilizadas em rótulos alimentícios, pois ajudam a despertar o apetite. Alguns exemplos são McDonalds, Coca-Cola e iFood.

Rótulo amarelo

Já o amarelo, segundo a psicologia das cores, estimula o lado esquerdo do cérebro e as atividades mentais. Por isso, ela expressa informação e conhecimento. Mas tome cuidado, pois o amarelo também pode ser associado a doenças. Dessa forma, se você tem um produto que busque passar uma imagem de saúde e bem-estar, evite usar essa cor.

Mas se você quer transparecer entusiasmo e criatividade, o amarelo pode ser a escolha ideal. Além disso, ele pode passar diversos outros sentimentos ao consumidor, confira os principais:

  • alegria;
  • diversão;
  • otimismo;
  • sabedoria;
  • confiança;
  • originalidade;
  • clareza de pensamentos.

Por causa disso, o amarelo é muito utilizado em embalagens e rótulos de produtos infantis. A cor chama atenção por si só, e sem dúvidas passa uma sensação vibrante.

Rótulo branco

O branco é muito usado no ano novo, você sabe por quê? Além da ligação com religiões de matrizes africanas, essa cor passa uma sensação de recomeço e pureza.

Por isso, se você quer passar sensações leves e simples aos seus clientes, o branco pode ser a escolha certa. Além disso, ambientes brancos passam uma sensação maior de limpeza, segundo a psicologia das cores.

Nesse sentido, por ser uma cor segura e básica, o branco pode trazer mais sensação de transparência e, assim, levar mais credibilidade para o seu consumidor.

Cor azul

Quer passar responsabilidade e integridade com seu produto? Então, a escolha certa é o azul. Essa cor pode representar, principalmente, sensações como:

  • ordem;
  • autoridade;
  • organização;
  • tranquilidade;
  • profissionalismo.

Por isso, ela é muito utilizada na psicologia das cores de marcas que querem passar uma imagem mais séria para o mercado. Assim, se você quer se destacar da concorrência e mostrar que seu produto é autoridade no assunto, essa pode ser a cor certa.

No entanto, tome muito cuidado para não afastar seus clientes com uma imagem séria demais, principalmente se seu produto estiver mais ligado ao lazer ou direcionado ao público mais jovem, como as cervejas artesanais, por exemplo.

Rótulo preto

O preto pode passar várias sensações diferentes, tudo dependerá da intenção da marca e design do produto. Segunda cor básica do manual, conforme a psicologia das cores, o preto é responsável por transmitir sensações de mistério, proteção e discrição.

No entanto, essa cor pode remeter a poder e controle, pois é considerada mais intimidadora e hostil. Ela também está ligada a outros sentimentos, voltados a sofisticação, como:

  • classe;
  • conforto;
  • proteção;
  • elegância;
  • imponência;
  • formalidade.

E mais! Nesse sentido, é importante adequar os valores da sua marca aos aspectos visuais do seu design de rótulos para trazer a sensação certa ao público.

O preto com um design minimalista, por exemplo, remete a sofisticação e elegância, e é ótima para ser usado em produtos como joias, semijoias e relógios.

Já a cor preta voltada para um sistema de segurança traz a ideia de proteção e conforto. Viu só? Tudo dependerá do contexto em que ela for aplicada e da imagem que você busca!

Rótulo laranja

Assim como o amarelo, o laranja remete ao sentimento de alegria e criatividade. Entretanto, embora sejam cores similares, existem algumas diferenças básicas. Isso porque o laranja remete mais a energia e confiança, além de sentimentos como:

  • calor;
  • humor;
  • vibração;
  • juventude;
  • entusiasmo.

Por isso, essa é uma ótima cor para utilizar em rótulos de produtos voltados ao público jovem.

Prontinho! Agora você já sabe a sensação passada pelos principais tons, segundo a psicologia das cores.
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