Você já deve ter visto que diversos rótulos dos mais variados produtos nos mercados, possuem avisos de alto teor de gordura saturada, açúcar, sódio, etc.

Esta nova adição nos rótulos, se dá pela nova regra de rotulagem nutricional anunciadas pelo Governo em 2022, que busca conscientizar ainda mais os consumidores sobre alimentos não saudáveis. Empresas cujos produtos excedem os limites de nutrientes, precisaram adequar os seus rótulos para atender esta nova regra.

O que é Clean Label?

O termo Clean Label (em tradução livre, rótulo limpo) significa justamente sobre ter produtos na gôndola que possam transmitir maior saudabilidade.

Produtos que antes não continham nenhum aviso sobre os altos índices de nutrientes em sua formulação que, se consumidos em excesso, podem ser prejudiciais à saúde, hoje em dia são obrigados a se comunicar de maneira mais transparente no ponto de venda (PDV).

Com isso, as empresas que conseguem criar uma formulação “limpa”, ou seja, que não necessite do aviso de alto teor de nutrientes, acaba ganhando destaque no momento da compra.

Em resumo, o conceito de clean label implica na comercialização produtos de consumo com rótulos limpos de informações que podem impactar negativamente a percepção dos clientes sobre a saudabilidade daquele consumível.

Saúde e Bem estar

A mudança recente nas regras de informação nutricional que tornou obrigatório a implementação deste aviso, é apenas uma parte do que abrange o conceito de clean label.

Aditivos desnecessários, corantes em excesso, conservantes, informações de possível contaminação de alergênicos, tudo isso faz parte da criação de um rótulo mais limpo.

Uma das razões para o crescente interesse no clean label é a preocupação com a saúde e o bem-estar. Muitos consumidores buscam evitar produtos com ingredientes sintéticos ou químicos, optando por alternativas mais naturais e saudáveis.

Como isso impacta a sua marca?

Com a crescente exigência da transparência no ramo alimentício, é de se pensar que as empresas que não buscam se adequar ao clean label (principalmente em relação aos seus concorrentes), podem ter sua competitividade prejudicada no ponto de venda.

No entanto, implementar o clean label não é uma tarefa simples para as empresas alimentícias. Isso pode envolver reformulações de produtos, mudanças nas cadeias de suprimentos e até mesmo ajustes nas estratégias de marketing.

Comunicações transparentes sobre os ingredientes, processos de fabricação e práticas sustentáveis tornaram-se uma parte essencial da estratégia de marketing de muitas empresas.

As marcas que adotam o clean label muitas vezes destacam sua preocupação com a qualidade dos alimentos e a sustentabilidade ambiental. Isso pode incluir certificações orgânicas, práticas agrícolas responsáveis, embalagens eco-friendly e iniciativas de responsabilidade social corporativa.

Conte com a F&F Etiquetas na elaboração do seu rótulo

Descubra como a F&F Etiquetas pode ajudar na elaboração do rótulo do seu produto. Entre em contato conosco hoje mesmo para obter uma cotação personalizada e tire todas as suas dúvidas sobre como nossos serviços podem atender às suas necessidades de impressão. Seja qual for o seu projeto, estamos aqui para ajudar você a alcançar seus objetivos de comunicação visual do seu produto.