A internet aumentou a opção de compra das pessoas que, por sua vez, ficaram muito mais exigentes. Uma das principais preocupações atuais é o impacto dos produtos no meio ambiente, o que tem tornado estratégias de sustentabilidade ainda mais importantes, como os cosméticos naturais.

Nesse sentido, entrar em um mercado com essa preocupação pode ser uma ótima oportunidade para atrair clientes com prioridades diferentes e expandir o negócio. 

A opção dos cosméticos naturais é uma dessas oportunidades. Como o nome denuncia, eles são feitos com materiais naturais, sem adição de químicos, o que os torna ecologicamente amigáveis.

Quer saber mais sobre esse nicho de mercado? Neste artigo, você vai entender porque investir nessa área pode ser interessante. Acompanhe!

Principais características dos cosméticos naturais

A principal característica dos cosméticos naturais é serem compostos por matérias-primas naturais, podendo ser de origem vegetal ou mineral.

De acordo com a legislação brasileira, um cosmético natural não pode ter aditivos químicos, matérias-primas sintéticas ou semi-sintéticas, com algumas exceções.

Segundo a Ecocert, um cosmético natural precisa ser feito de, no mínimo, 95% de matéria-prima natural. Orgânicos ou sintéticos podem compor os outros 5%, exceto:

  • Corantes;
  • Derivados do petróleo;
  • Matérias geneticamente modificadas;
  • Produtos testados em animais;
  • Conservantes;
  • Fragrâncias
  • Derivados do propileno;
  • Amônia;
  • Silicone;
  • Dietanolamidas.

Diferença entre cosméticos naturais e orgânicos

Muitas pessoas se confundem entre esses dois produtos. Enquanto os cosméticos naturais são feitos com materiais naturais, como água e minerais, os orgânicos são compostos de substâncias orgânicas. Todo ingrediente orgânico é considerado um ingrediente natural, mas o contrário não se aplica.

Ambos os produtos têm alto nível de eficiência e não agridem o meio ambiente, sendo considerados alternativas superiores.

Por que investir em cosméticos naturais?

Agora que você já sabe o que é, entenda porque o nicho dos cosméticos naturais pode ser uma ótima alternativa de investimento para quem busca por um mercado em crescimento. Confira abaixo:

  • Tendência do mercado: os cosméticos naturais estão crescendo no mercado de beleza, pois cada vez mais os consumidores têm se preocupado com os impactos causados ao meio ambiente, e a tendência é que isso ainda cresça muito mais.
  • Livre de crueldade: melhore a autoridade da sua marca no mercado mostrando que você se preocupa com o meio ambiente e com a vida dos animais ao oferecer um produto livre de crueldade e de aditivos químicos.
  • Mais saúde: os cosméticos naturais também garantem um tratamento mais “limpo”, sem produtos que podem prejudicar o consumidor a longo prazo (ou o meio ambiente).

Dicas de como começar nesse nicho

Faça um planejamento

Para ter uma visão ampla do negócio, é necessário criar um planejamento detalhado, com metas e prazos a serem cumpridos.

Somente com todas as etapas planejadas é que devemos começar a agir, para evitar imprevistos que podem atrasar o projeto.

Estude o mercado

Também é importante entender o nicho dos cosméticos naturais. Portanto, estude as tendências do mercado, seus concorrentes e, principalmente, o seu público-alvo. É apenas conhecendo o seu consumidor que você vai conseguir entender o que ele busca e como ele se comunica.

Conhecendo o consumidor, vai ficar mais fácil chamar a sua atenção para a compra, com uma embalagem ou rótulo atrativo na prateleira, por exemplo.

Do mesmo modo, estudar tendências de design e cores que mais atraem seu cliente também pode ser uma excelente ideia. Para isso, faça pesquisas e peça feedbacks.

Defina os produtos que você irá vender

Os cosméticos naturais podem ser um nicho específico, mas as opções de produtos são infinitas. Nesse sentido, vale inserir no planejamento quais são aqueles que você deseja trabalhar, como:

  • Hidratantes;
  • Cremes;
  • Shampoo e condicionador;
  • Produto de skincare;
  • Maquiagens;
  • Entre outros.

Atente-se às regulamentações da ANVISA

Tome cuidado com as normas da legislação brasileira antes de colocar seu produto no mercado. Além disso, certifique-se que sua empresa está de acordo com todas as leis para evitar multas, ou até mesmo destruição do produto.

Invista em um bom rótulo e embalagem

Para transmitir a mensagem ecológica e natural logo de cara, você vai precisar causar uma boa impressão. Para isso, você pode utilizar um bom rótulo de cosméticos, que passe a mensagem da sua marca para a persona de maneira clara, direta e chamativa.

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