Em um mercado competitivo, atrair e fidelizar clientes são cuidados essenciais para o sucesso de um negócio. Entretanto, para conquistar esse resultado é fundamental que os empreendedores e gestores adotem estratégias eficazes — sendo uma delas a atenção ao ponto de venda (PDV).

O termo é conhecido por englobar todos os elementos e ações que otimizam as vendas — seja em relação a um produto ou serviço. Mas afinal, quais são esses métodos e como eles podem ser aplicados ao longo de um planejamento completo?

Caso você tenha feito essas perguntas, não se preocupe. Neste artigo, iremos explicar tudo sobre PDV: o que é, qual a sua importância e como aproveitá-lo ao máximo. Continue acompanhando e aprenda a decolar!

O que é PDV?

O chamado ponto de venda ou, simplesmente, PDV, diz respeito a um espaço físico onde são comercializados os produtos ou serviços de uma marca específica, como:

  • uma loja;
  • um quiosque;
  • um supermercado;
  • um restaurante;
  • entre outros.

Em linhas gerais, essa estratégia é excelente para ampliar as vendas de um negócio, atraindo a atenção do público e fidelizando os seus consumidores.

Aqui, ainda mencionaremos que o PDV, ou sistema de frente de caixa, também pode estar relacionado a um software, ideal para registrar as transações que acontecem em um negócio. Com essa ferramenta, os funcionários podem emitir cupons e notas fiscais com mais facilidade e, com isso, garantir uma gestão de vendas ainda mais eficiente.

Qual a importância do PDV?

Deixando de lado o significado tecnológico e focando no PDV físico, podemos dizer que este é o caminho ideal para consolidar a venda de uma marca. Será nesse ambiente em que o indivíduo entrará na etapa final da jornada do consumidor — que é quando o usuário reconhece a sua necessidade e até já pesquisou informações sobre, decidindo ir até à loja para finalizar o seu pedido.

Desse modo, o PDV se torna um mecanismo essencial para encantar de vez o cliente, oferecendo uma experiência valiosa de compra. Assim, se o mesmo receber um atendimento personalizado e enxergar os benefícios do produto ou serviço, poderá finalizar a compra em poucos minutos.

Outra ponto é que, com o PDV, o público tem a oportunidade de conferir de perto o produto, obter informações adicionais e estabelecer uma conexão com a marca. Além disso, o PDV é um espaço onde a empresa consegue transmitir sua essência, construir uma experiência de compra memorável e, sem dúvida, se destacar entre os seus concorrentes.

Quais são as principais estratégias de PDV?

Assim que decidir investir no PDV, você poderá aproveitar o ambiente para implementar as mais diferentes estratégias. Felizmente, existem várias opções que podem ser incluídas nesse espaço. A seguir, diremos quais são elas.

Merchandising

Diz respeito a uma série de ações com foco em valorizar a exposição dos produtos no ponto de venda. Isso inclui a organização das prateleiras, a disposição dos artigos de maneira estratégica, a utilização de materiais de apoio visual e por aí em diante. Lembre-se que, além da visão, um bom merchandising pode estimular outros sentidos do usuário, sendo eles o tato, o olfato, a audição e até o paladar.

Marketing promocional

O termo envolve a elaboração e divulgação de promoções, descontos e brindes para atrair os clientes ao PDV. Apesar de parecerem simples, essas ações são excelentes para aumentar a visibilidade da marca, aquecer as vendas e estimular a fidelização dos consumidores.

Trade marketing

Para quem não sabe, essa é uma estratégia voltada para a parceria entre os fabricantes e os varejistas. Assim, a ideia busca melhorar a exposição dos produtos nos pontos de venda e, com isso, otimizar a relação entre as suas pontas da cadeia de distribuição.

Para um resultado certeiro, ainda é preciso que o trade marketing aborde questões como: o treinamento dos funcionários, a criação de materiais promocionais completos, bem como a realização de eventos assertivos no PDV.

Tecnologias de PDV

Com o avanço tecnológico, também é possível utilizar as tecnologias para ampliar a potência do seu PDV, garantindo vendas mais eficientes. Para exemplificar, destacamos os sistemas de pagamento móvel e os totens interativos — estes últimos permitem aos usuários realizar pedidos de forma autônoma, fazer personalizações, entre outras ações. Muito além do modismo, tais ferramentas podem proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes e, de quebra, agilizar o atendimento.

Como montar um PDV eficiente e atrativo?

Até aqui, você já sabe o que é PDV, a sua importância para o sucesso dos negócios e, até mesmo, quais são as estratégias que vêm sendo utilizadas pelas marcas que desejam alavancar as suas vendas. Para ir além, existem mais algumas dicas que merecem ser colocadas em prática durante essa ação. Vamos conferir quais são elas?

Capriche no layout

Um layout de PDV bem planejado é essencial para fazer com que os clientes se sintam confortáveis em caminhar pelo espaço e, com isso, conhecer a fundo o seu produto ou serviço.

Organize os produtos

A vitrine será o primeiro contato do consumidor com o seu PDV. Por isso, o ideal é que os produtos sejam dispostos de uma forma organizada e visualmente agradável. Aproveite esse momento para destacar os itens de maior procura e valor.

Invista nos elementos visuais

Não deixe de aplicar cores, luzes e outros recursos visuais que estejam alinhados com a identidade da sua marca, transmitindo uma imagem profissional coerente e aumentando a identificação com o público-alvo.

Mantenha o espaço sempre arrumado

A organização do PDV é imprescindível para promover uma experiência agradável aos clientes. Sabendo disso, não deixe de garantir que os corredores permaneçam livres e limpos, evitando o acúmulo de produtos ou caixas.

Aposte na sinalização

É essencial que todos os nichos do seu PDV estejam sinalizados corretamente, indicando onde estão localizados determinados produtos e categorias. Isso ajudará o cliente a encontrar o que procura com total praticidade.

Pense na psicologia dos preços

A maneira como os preços dos produtos são apresentados no PDV pode influenciar diretamente a percepção do valor pelos consumidores. Por isso, adote estratégias como o uso de preços terminados em 9 e as populares ofertas relâmpago.

Recorra às ações promocionais

Promoções e campanhas pontuais são altamente eficientes para atrair clientes em seu PDV. Nesse caso, a dica é oferecer descontos, brindes, benefícios exclusivos ou programas de fidelidade para os usuários que visitarem a loja física.

Treine os funcionários

É imprescindível que os profissionais atuantes no PDV consigam atender bem os clientes, garantindo uma experiência única e personalizada. Para isso, a dica é investir em treinamentos sobre os produtos e táticas para lidar com o público. Outro ponto crucial é garantir que os colaboradores sejam simpáticos, cordiais e estejam sempre preparados para atender às demandas dos usuários.

Capriche nos rótulos e embalagens

Por último, e não menos importante, tenha em mente que a embalagem e os rótulos dos produtos fazem com que o cliente se interesse pela marca. Assim, a sugestão é desenvolver um design atrativo, que transmita os valores da empresa e, em paralelo, seja capaz de destacar os seus diferenciais.

Nessa etapa, ainda é bacana se certificar de que esses materiais tenham informações que ajudem o público a utilizar o produto corretamente e com segurança, evitando qualquer tipo de acidente.

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