Todo empreendedor atualizado já sabe: uma boa embalagem é essencial para a mercadoria se destacar nas prateleiras. Isso vale, inclusive, quando falamos sobre os rótulos de produtos de limpeza. Em meio a tantos concorrentes, o ideal é que a marca consiga se sobressair investindo em um visual completo para o produto.

Nesse material, que deve ser atrativo e informativo, você pode construir diversas estratégias de marketing. Assim, além de fornecer informações sobre o produto, é possível incluir:

  • história da empresa;
  • conteúdos valiosos para o cliente, como mostrar a diferentes utilidades da mercadoria;
  • entre outros.

Mas afinal, o que deve ser considerado durante esse processo? Caso você já tenha se feito essa pergunta, saiba que veio ao lugar certo. Hoje, te ajudaremos a solucionar essas questões e descobrir como colocar a sua empresa em destaque nas prateleiras. Confira!

1. Respeite os requisitos legais e as informações obrigatórias

Para começar, é essencial que os rótulos de produtos de limpeza sigam as regras estabelecidas pela legislação brasileira.

Conforme as normas atuais, é imprescindível que o material seja informativo, contendo dados que ajudem os consumidores a utilizar corretamente os insumos e, ao mesmo tempo, proteger a saúde.

Nesse contexto, entre os conteúdos que não podem ficar de fora da rotulagem, destacamos:

  • modo de uso;
  • destinação do produto;
  • dados referentes ao CNPJ do fabricante;
  • cuidados necessários durante sua utilização;
  • número da regularização do produto, junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • composição do produto, apresentando o nome químico de todos os princípios ativos e seus devidos componentes.

2. Insira imagens atrativas

Outro ponto essencial na criação de rótulos de produtos de limpeza é a inserção de imagens atrativas. Até porque, você há de concordar: quem nunca adquiriu uma mercadoria apenas porque se interessou pela imagem presente em seu rótulo? Ou então, por considerar a sua embalagem interessante?

Isso é válido para consumidores de todas as faixas etárias, desde jovens até os mais velhos. Desse modo, não pense duas vezes e procure aliar o design à imagem presente no material.

Ainda aqui, é bacana que a imagem escolhida consiga contar uma história, associada ao seu produto. Por exemplo: se a composição serve para limpar vidros e janelas, que tal incluir uma fotografia de uma pessoa realizando essa atividade? Assim, certamente seu rótulo terá muito mais personalidade e será atrativo ao cliente.

3. Evite a variedade de fontes

Acredite, um rótulo limpo e direto faz toda a diferença. Dito isto, uma recomendação valiosa é sempre equilibrar as informações presentes em seu material, evitando utilizar uma grande variedade de fontes. Caso contrário, esse efeito causará confusão no consumidor, que não conseguirá entender, com clareza, quais são as informações mais relevantes daquele produto.

Segundo diversos especialistas no assunto, o ideal é nunca usar mais do que três fontes variadas. Inclusive, as versões cursivas devem ser aplicadas somente em informações de destaque ou em textos bem curtos. As fontes regulares, por sua vez, podem ser aplicadas em maior quantidade no conteúdo.

4. Adicione o logotipo da marca

Por último, e não menos importante, é necessário manter sua marca em destaque nos rótulos de produtos de limpeza. Até porque, os consumidores precisam saber de quais fabricantes eles estão consumindo — detalhe este, que ajuda a aproximá-lo da empresa e, consequentemente, fidelizá-lo no futuro.

Dito isto, lembre-se de incluir a logomarca em local visível, mas que, simultaneamente, não ofusque as principais informações do conteúdo. Procure ainda adicionar esse elemento na parte frontal e traseira da embalagem, de modo que o cliente consiga visualizá-lo em diferentes situações.

Então, gostou de conhecer algumas dicas para elaborar os melhores e mais certeiros rótulos de produtos de limpeza? Agora, aproveite esse momento para conferir os serviços da F&F Etiquetas, empresa referência no mercado, que trabalha com diferentes tipos de rótulos e etiquetas para grandes marcas. Será um prazer te ajudar nessa tarefa!