fbpx

Como colar adesivo corretamente em seus produtos? Saiba aqui!

como colar adesivos: produtos com adesivo dourado.

Hoje, te ensinaremos como colar adesivo corretamente em embalagens. Isso mesmo! Como você já deve saber, esse detalhe é fundamental para garantir um produto atrativo e pronto para ser comercializado no mercado.

Porém, diferentemente do que muitos empreendedores acreditam, não basta simplesmente aplicar o material na superfície e ignorar outros detalhes importantes.

Se a sua ideia é conquistar a melhor performance e, obviamente, não desperdiçar dinheiro, será preciso seguir uma série de boas práticas, garantindo assim, que o material permaneça bonito e intacto por mais tempo.

Sabendo disso, e pensando em te ajudar, separamos algumas dicas de ouro que farão toda a diferença em seu trabalho. Para saber mais, é só continuar acompanhando a leitura e anotar as recomendações abaixo.

Cuidado com o processo de pré-aplicação

Para que a sua colagem de adesivo seja realizada da melhor forma, é preciso montar um processo de aplicação. Isso significa, que você terá que conhecer a fundo os contaminantes mais comuns e que podem interferir nessa tarefa. Entre os principais, destacamos a água, a umidade, a poeira, o óleo e demais resíduos.

Para exemplificar, imagine a seguinte situação: alguém da sua equipe decidiu colar o adesivo logo após realizar uma limpeza na superfície da embalagem, porém, com o local ainda molhado. Nesse caso, a adesão será prejudicada. O mesmo vale para as embalagens que acabaram de sair da máquina e ainda estão sujas de óleo.

Dessa forma, a indicação é analisar todos os detalhes na hora da aplicação — até mesmo a temperatura, uma vez que uma superfície quente demais consegue reduzir a coesão da etiqueta, tornando o material muito maleável e com grandes chances de sangrar para as bordas.

Dicas para aprender como colar adesivo corretamente

Agora que você já sabe quais são os pontos de atenção, chega o momento de aprender, de uma vez por todas, como colar adesivo da maneira certa em uma superfície.

A seguir, selecionamos os passos mais praticados por quem já tem experiência e autoridade no assunto. Anote!

Não toque no adesivo

A primeira indicação é para jamais tocar na área adesiva da sua etiqueta. O motivo? A gordura presente em nossos dedos tem o poder de reduzir — e muito! — o poder de aderência do material. 

Assim, para evitar que isso ocorra, a melhor saída é pegar a etiqueta, evitando ter o mínimo de contato possível com a área adesiva. Quanto mais cuidado você tiver nessa etapa, maiores serão as chances da sua colagem ser perfeita.

Aplique pressão sobre a etiqueta

Você sabia que a pressão realizada na hora de aplicar um adesivo é essencial para promover uma colagem impecável? E não tem muito segredo: na colagem manual, a sua única missão é passar o dedo, ou um pano macio, com bastante firmeza logo após a aplicação.

Tal truque é ainda mais indicado para a colagem em superfícies rugosas ou com muitas texturas, sendo preciso massagear a área para assegurar que a etiqueta penetre em todos os contornos da embalagem.

Não deixe nenhuma borda levantada

O próximo passo para aprender como colar adesivo é ter a certeza de que nenhuma borda da etiqueta está levantada.

Explicamos: com essa área exposta, há muito mais chances de entrar oxigênio na camada adesiva, fazendo com que toda a adesão vá diminuindo aos poucos. Por essas e outras, verifique atentamente se a sua colagem não possui bolhas ou bordas soltas.

Não reposicione a etiqueta

Você colou a etiqueta e deseja posicioná-la novamente? É melhor não. Assim como outras práticas, essa também implicará em dificuldades no poder de adesão. O mesmo vale para os casos em que a colagem ficou amassada. 

Quando isso ocorrer, o ideal é jogar fora a etiqueta e recomeçar todo o processo. Aliás, no mercado atual já existem versões de adesivos com a cola reposicionável — o que pode tornar essa tarefa mais eficiente e assertiva. Também vale destacar: o “assentamento” final da cola só é alcançado 24 horas após a aplicação, então tenha paciência!

Com essas dicas fica mais fácil entender como colar adesivo e fazer com que os seus produtos estejam prontos para a comercialização.

Quer continuar acompanhando outros posts como este? Aproveite para seguir as páginas da F&F Etiquetas no Facebook e Instagram. Lá, compartilhamos recomendações exclusivas e que te ajudarão a sair na frente da concorrência.

1 comentário em “Como colar adesivo corretamente em seus produtos? Saiba aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *