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Qual a diferença entre transfer e sublimação? Entenda!

Impressão de tela jovem

Na hora de estampar uma camiseta para comercializar, nos deparamos com diferentes tipos de técnicas. E, entre as mais famosas do momento, temos a transfer e a sublimação. Já ouviu falar sobre elas?

Assim como acontece em vários segmentos do mercado, cada opção possui os seus diferenciais e vantagens. Por isso, antes de bater o martelo e apostar em uma alternativa, a melhor saída é analisar a fundo as características de cada uma, a fim de identificar qual melhor se encaixa em suas necessidades e orçamento.

Pensando exatamente nisso, decidimos te ajudar nessa tarefa. A seguir, explicamos a fundo a diferença entre transfer e sublimação para que a sua tomada de decisão seja ainda mais assertiva. Continue acompanhando a leitura e anote as nossas recomendações sobre ambos os processos.

Afinal, o que é transfer?

Para começar, vamos falar sobre o transfer. Basicamente, o termo consiste em uma abreviação da palavra “transferência” que, na prática, diz respeito à técnica de transferir uma ilustração do papel para o tecido — seja em roupas ou demais superfícies. Atualmente, este é um dos procedimentos mais acessíveis e simples para aqueles que desejam investir em um projeto que necessite de estamparia.

O motivo? Ao utilizá-lo, o usuário deverá fazer um baixo investimento. Além disso, a imagem consegue ser impressa com a ajuda de uma impressora não muito complexa, como é o caso dos modelos a laser ou a jato.

O único diferencial é que será preciso contar com um papel especial para essa finalidade, o chamado transfer, que apresenta uma espécie de película exclusiva em sua extremidade. Uma vez em contato com as altas temperaturas, esse material faz com que o desenho se desprenda, fixando somente no tecido.

Vantagens do transfer

Não faltam razões para que o transfer seja escolhido na hora de realizar um projeto de estamparia. Entre os seus pontos positivos, podemos destacar os seguintes:

  • Opção mais acessível;
  • Apresenta rápida aplicação;
  • Produz estampas somente com a ajuda de uma impressora e prensa térmica;
  • O usuário consegue estampar diferentes artes;
  • Pode ser aplicada em tecidos de diferentes cores, principalmente aqueles que possuem o fundo escuro;

E a sublimação?

Se, de um lado temos o transfer, do outro, existe a chamada sublimação. No mundo da química, esse termo diz respeito à prática de passar algo em seu estado sólido para o gasoso, mas sem permitir que esse componente passe pela fase líquida. 

Em se tratando da estamparia, a substância utilizada é a tinta, que deve alcançar o seu estado gasoso diretamente e, com isso, conseguir se fixar no tecido de uma roupa ou qualquer outra peça.

Para tanto, é preciso contar com a ajuda de uma prensa de calor, responsável por fazer com que o pigmento penetre profundamente nas tramas da vestimenta. A partir disso, será possível obter um resultado único, com excelente durabilidade, resistência e ótimo custo-benefício.

Entretanto, para realizar a sublimação é preciso atentar a alguns fatores. Um deles diz respeito ao tecido usado ao longo do procedimento — que deve possuir uma composição de 100% poliéster ou próximo a isso. Já os outros materiais, tais quais o algodão, não são tão recomendados para essa alternativa.

Vantagens da sublimação

Ainda em dúvida entre transfer e sublimação? Aqui, também é válido conferir quais são os diferenciais dessa última técnica e, assim, decidir se essa é a sua melhor opção.

  • É um recurso indicado, em maioria, para tecidos brancos.
  • É um processo rápido;
  • O método apresenta excelente durabilidade;
  • É ideal para quem deseja investir em uma técnica de qualidade, aumentando o reconhecimento de sua marca no mercado;
  • Tal alternativa necessita de pouco maquinário, resultando em uma maior flexibilidade de produção.

Viu só? Como foi possível notar ao longo deste conteúdo exclusivo, existem várias diferenças entre transfer e sublimação. Já se quiser continuar se aprofundando no assunto, aproveite o momento para ler outro post especial: etiquetas transfer: por que utilizá-las em seus produtos?

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