O Brasil é o 4º país com o maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, de acordo com uma pesquisa elaborada pela Euromonitor International. Esse fato levou muitos empreendedores a investirem no setor, seja no desenvolvimento de produtos ou serviços voltados para o bem-estar.

Assim, se você também deseja apostar nesse nicho, é necessário tomar algumas precauções, como focar nos rótulos ideais para cosméticos. Aqui, estamos falando de informações que seguem as normas exigidas pela legislação brasileira, de modo a ofertar produtos de alta qualidade.

Diante disso, elaboramos este conteúdo para esclarecer quais são esses dados e como eles podem ser adicionados corretamente em um rótulo. Acompanhe a leitura!

Quais as normas para os rótulos de produtos de beleza?

Com base nas Resoluções RDC 07/2015 e RDC 432/2020, estipuladas pela Anvisa, existem algumas informações essenciais que devem estar presentes nos rótulos dos cosméticos. Veja!

Embalagens primárias

São todas as embalagens que se encontram em contato direto com os produtos. Nelas, é preciso que haja os seguintes dados:

  • marca;
  • lote e vencimento;
  • modo de utilização;
  • rotulagem específica;
  • devidas advertências e restrições de uso;
  • nome do produto e grupo ao qual ele pertence;
  • ingredientes e composição, preferencialmente descritos em português.

Embalagens secundárias

Diz respeito à embalagem desenvolvida para conter a embalagem primária. Em tais materiais, é necessário exibir as seguintes informações:

  • marca;
  • conteúdo;
  • país de origem;
  • prazo de validade;
  • número de registro;
  • rotulagem específica;
  • modo de uso, se houver;
  • advertências e restrições de uso;
  • fabricante, importador ou o titular;
  • domicílio do fabricante, importador ou titular;
  • nome do produto e grupo ao qual ele pertence;
  • ingredientes e composição, preferencialmente descritos em português.

Aqui, podemos salientar que há a possibilidade de o “modo de uso” ser apresentado em um folheto anexo. Caso a embalagem seja pequena demais ou não permita a inclusão de advertências e restrições de uso, tais dados poderão ser adicionados ao material. Assim, o fabricante deverá indicar na embalagem primária: “ver folheto anexo”.

Informações específicas

Em se tratando dos rótulos de produtos de beleza, é necessário salientar que existem regras para artigos específicos. Dito isso, esses itens precisarão conter as seguintes frases:

Aerossóis

  • inflamável;
  • não inalar;
  • não perfurar;
  • não pulverizar perto do fogo;
  • manter fora do alcance das crianças;
  • proteger os olhos durante a aplicação;
  • não expor ao sol, nem a temperaturas superiores a 50º.

Neutralizantes, produtos para alisar e ondular os cabelos

  • manter fora do alcance das crianças;
  • não usar se o couro cabeludo estiver lesionado ou irritado;
  • preparado apenas para ser usado para o fim a que se destina.

Clareadores de cabelo e tinturas

  • pode causar reação alérgica;
  • manter fora do alcance das crianças;
  • não deve ser usado em sobrancelhas e cílios;
  • não usar se o couro cabeludo estiver lesionado ou irritado;
  • em caso de contato com os olhos, lavar com água corrente.

Depilatórios

  • não usar para se barbear;
  • manter fora do alcance das crianças;
  • não aplicar em regiões lesionadas ou irritadas;
  • em caso de contato com os olhos, lavar com água corrente.

Antitranspirantes

  • usar apenas nas áreas indicadas;
  • caso ocorra irritação, suspender imediatamente o uso.

Tônicos capilares

  • se apresentar irritação no couro cabeludo, suspender imediatamente o uso.

Quais materiais são indicados para rotular cosméticos?

Você terá que escolher um bom material para produzir o rótulo de um produto de beleza. Nessa etapa, destacamos o PE ou BOPP — este último, conta com a impressão de flexografia UV e com a possibilidade de aplicar um verniz de extra brilho.

Ainda, é importante ter em mente quais são as informações ou símbolos proibidos na hora de desenvolver esse tipo de material. Com base nas normas nacionais, destacamos os seguintes tópicos:

  • desenhos ou informações que levem o consumidor a uma interpretação equivocada ou ambígua;
  • dados não comprovados cientificamente, como as frases “elimina todas as bactérias” e “protege a pele”.

Com essas dicas, esperamos que você tenha entendido o que deve aparecer nos rótulos de cosméticos. Caso ainda não conheça uma empresa para te ajudar nessa tarefa, aproveite o momento para descobrir a F&F Etiquetas — referência no setor e especialista em rótulos personalizados. Entre em contato conosco e saiba mais!