As etiquetas são essenciais para a identificação do produto ou objeto, seja alimentício, cosmético ou de vestimentas. É através dele que o consumidor identifica sua marca, se informa sobre o produto e entende todos os detalhes importantes sobre a fabricação.
Em busca de abranger todo o mercado, existem diferentes tipos de etiquetas, cada uma criada com um propósito específico. Por isso, na hora de rotular o seu produto, é importante entender quais são essas diferenças e o que elas significam.
Pensando nisso, separamos neste artigo os 7 principais tipos de etiquetas presentes no mercado atual e qual o objetivo de cada uma delas. Vamos conhecer?
7 tipos de etiquetas para conhecer
Quer entender qual tipo de etiqueta se adequa melhor ao seu produto? Abaixo, você conhecerá as etiquetas mais populares do mercado. Confira!
1. Etiquetas de papel
As etiquetas de papel são uns dos modelos mais comuns, por serem baratas e de fácil aplicação. Isso porque elas podem ser impressas por uma impressora comum, facilitando a confecção. Além disso, esse tipo tem grande potencial de personalização e aceita vários formatos.
No entanto, seu maior problema, é a baixa resistência ao tempo e a qualquer condição externa. Em alguns meses, as etiquetas de papel começam a se deteriorar. Além disso, dependendo de como é feita a confecção, elas precisam de cola para adesivá-las ao produto, o que pode tornar o custo da produção muito mais alto.
2. Etiqueta adesiva
A etiqueta adesiva é a solução ideal para quem não quer se preocupar em comprar produtos aderentes, como a cola, para a adesão da etiqueta ao produto.
Nesse caso, a etiqueta adesiva já é feita com o intuito de se colar em alguma superfície e, embora essa seja uma solução um pouco mais cara, é a que apresenta maior custo-benefício.
3. Etiqueta resistente à água ou a produtos químicos
Muitas etiquetas, quando não são preparadas para a resistência adequada, podem se desfazer em contato com:
- produtos;
- pessoas;
- condições externas variadas.
Por isso, é importante contar com tipos de etiquetas resistentes à água e a produtos químicos, principalmente quando falamos de produtos alimentícios, como as bebidas geladas.
Embora seja uma opção mais custosa, é ideal para quem busca uma etiqueta mais resistente. Nesse sentido, é interessante considerar o tempo de vida do seu produto (período que passa no estoque, nas prateleiras e na casa do consumidor), visando ter sempre uma etiqueta em ótimas condições, não importa quanto tempo passe.
4. Etiqueta resistente a baixas temperaturas
Produtos que precisam ser submetidos a baixas temperaturas, como alimentos congelados, precisam dessa característica nas suas etiquetas.
Uma etiqueta de papel ou até uma resistente à água podem não ser suficientes nessa situação: a etiqueta pode descolar, se partir ou se desfazer com as baixas temperaturas e contato constante com outros produtos e pessoas.
5. Etiquetas de lacres
Você já recebeu a encomenda de algum produto e encontrou uma etiqueta com a seguinte frase: “não aceitar com o lacre violado”?
Essas são as etiquetas de lacre! Elas podem ter diversos modelos, como:
- VOID: se violadas, deixam a palavra ‘VOID’ no produto;
- casca de ovo: se desfaz em pequenos pedaços ao ser removida.
As etiquetas de lacres são feitas para fornecer autenticidade e proteção a um produto, evitando fraudes.
Dessa forma, ajudam o consumidor a identificar se certo item foi violado e, assim, não consumi-lo, porque sabem que ele pode ter sofrido alguma alteração.
6. Etiquetas removíveis
As etiquetas removíveis podem ser reaproveitadas; por isso, ganham certo destaque na lista. Em contextos industriais, esse tipo é um dos mais populares, já que se pode reutilizá-las e, assim, reduzir custos de produção.
No entanto, essa não é uma opção muito viável para produtos alimentícios, pois cada mercadoria precisa de uma etiqueta específica, com informações que variam conforme o momento (como a data de validade).
Do mesmo modo, etiquetas de alimentos raramente podem ser reutilizadas, porque vão direto ao consumidor final, que não tem contato com a indústria.
7. Etiquetas tags
As tags são tipos de etiquetas bem comuns na indústria têxtil. Diferente das demais, elas são externas ao produto, e ficam geralmente penduradas.
Esse modelo traz certa sofisticação para a roupa, sendo usualmente utilizada para aumentar a reputação e imagem da marca no mercado.
No entanto, vale lembrar que as etiquetas tags não substituem a obrigatória, que ainda deve vir nas roupas, pois estas visam informar o consumidor sobre o produto.
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