O smartphone é um equipamento indispensável no dia a dia da maioria das pessoas. Inclusive, o dispositivo é um caminho para marcas que desejam aprimorar a experiência do consumidor. Assim, nos últimos anos, o QR Code conquistou o seu lugar no mercado.

No universo dos rótulos e etiquetas, esse elemento possibilita que o cliente consiga visualizar mensagens publicitárias, e outras informações relevantes para o consumo de um determinado produto.

Há ainda os casos em que o QR Code surge com a proposta de oferecer brindes ou cupons especiais ao público, garantindo mais satisfação durante a compra.

Sabendo disso, o que acha de entender melhor sobre essa tendência e, quem sabe, levá-la para as criações da sua empresa? Hoje, explicamos os detalhes do assunto e damos algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo o seu potencial. 

Acompanhe a leitura e veja as recomendações!

O que é QR Code?

O QR Code é uma espécie de código de barras bidimensional. Com ele, as marcas conseguem interagir com o consumidor, uma vez que pode ser escaneado com a ajuda da câmera do smartphone ou tablet.

Consequentemente, o indivíduo tem acesso a diversas informações que melhoram sua experiência ao consumir determinado produto. Estamos falando de conteúdos exclusivos como:

  • textos;
  • vídeos;
  • brindes;
  • vouchers de descontos;
  • materiais para download.

Originário do inglês, o termo QR Code diz respeito ao sistema Quick Response, ou “resposta rápida” — tecnologia criada no início dos anos 1990. Naquela época, o seu foco era auxiliar na catalogação de peças de automóveis, otimizando, assim, toda a linha de produção.

Nos anos 2000, com o aprimoramento das câmeras de celular, tal recurso começou a ser implantado nos smartphones — que se aperfeiçoaram na leitura e interpretação de variados códigos. Hoje em dia, o QR Code se tornou um código personalizável, podendo ser aproveitado conforme as necessidades e interesses dos empreendedores.

Quais as vantagens oferecidas pelo QR Code?

Não é por acaso que, em pouquíssimo tempo, o QR Code se tornou uma solução interessante e atrativa para os empreendedores.

Afinal, ao investir nessa aplicação, é possível aproveitar uma série de vantagens, que vão desde a oportunidade de aprimorar o branding de uma marca, até obter mais praticidade na experiência do consumidor.

A seguir, te contamos melhor sobre esses pontos positivos.

Melhor experiência do consumidor com o produto

Um dos principais atrativos do QR Code está na possibilidade de expandir a experiência do consumidor com determinado produto.

Isso porque, por mais fácil que possa ser o modo de utilizar um item, existem casos em que as pessoas não sabem como fazê-lo. Assim, é dever da marca instruir os seus clientes a respeito desses passos — e nada melhor do que o tal do QR Code para auxiliar na tarefa.

Ao investir na ideia, a empresa consegue direcionar o usuário para um conteúdo mais rico e detalhado. Desse modo, é possível garantir que o público conseguirá aproveitar todos os diferenciais que um produto pode oferecer.

Promoção de campanhas de marketing

Como mencionamos, o QR Code permite que marcas armazenem inúmeras informações em um só lugar. Tudo isso com custo baixo — que, em alguns casos, chega a zero. Assim, essa é uma saída para empresas que desejam divulgar seus serviços de um jeito diferenciado.

Para ilustrar, imagine como esse mecanismo pode ser excelente na hora de lançar uma nova campanha de marketing ou uma promoção especial. Para isso, você só precisa incluir no QR Code os conteúdos necessários e, então, fazer com que mais pessoas tenham acesso ao código.

Além disso, a tecnologia ajuda a deixar sua embalagem mais clean e esteticamente bonita, melhorando a visualização e entendimento do consumidor ao entrar em contato com o seu produto.

Possibilidade de receber pagamentos

Outro diferencial do QR Code está na possibilidade de receber pagamentos. Ao utilizar essa ferramenta, qualquer empresa pode dispensar a utilização frequente das maquininhas de cartão, optando por uma solução mais tecnológica.

Aliás, é importante ressaltar que, nesse caso, os consumidores só precisarão utilizar o smartphone e aplicativo do próprio banco para realizar essa transação, promovendo praticidade a todos os envolvidos.

Outras vantagens do QR Code

Além dessas citadas, há algumas outras vantagens de utilizar QR Code. Confira quais são:

  • o QR Code é excelente para reforçar seu branding no mercado;
  • a opção te ajuda a fortalecer o compromisso da sua empresa com a tecnologia e inovação;
  • é uma maneira interessante para as organizações que pretendem realizar pesquisas e conhecer melhor o seu público-alvo;
  • o QR Code facilita o acompanhamento de resultados e, com isso, será mais fácil entender se uma ação de marketing rendeu bons frutos.

Como usar o QR Code de modo eficaz?

Assim que optar pelo uso do QR Code, chega o momento de entender como explorar todo o potencial desse recurso no desenvolvimento de seus produtos. Para te ajudar, listamos a seguir alguns pontos que merecem ser considerados durante esse desenvolvimento. Veja!

Saiba qual o seu objetivo

O primeiro passo para criar uma estratégia de QR Code é saber qual o seu objetivo. A recomendação é reunir seu time e, a partir disso, entender como a marca deseja interagir com o público.

A ideia é oferecer um mimo especial? Ou então, vocês pretendem disponibilizar conteúdo exclusivo? Lembre-se: quanto mais atrativa for essa recompensa, maiores serão as chances da sua estratégia ser um sucesso.

Deixe a criatividade fluir

Para que o seu QR Code seja utilizado, considere usar a criatividade a seu favor. Assim, você pode explorar diferentes cores ou até formatos para os códigos que serão disponibilizados ao público.

A recomendação é que eles estejam próximos da identidade visual da sua marca, assim como todo o conteúdo que será ofertado em seguida. Invista em um layout bonito, interessante e de fácil leitura. Já em relação ao que deve ser evitado, procure fugir de enrolações, sendo o mais objetivo possível.

Incentive o cliente a interagir com o QR Code

De nada adianta elaborar um QR Code e, no fim das contas, deixar seu código “solto”, sem nenhum contexto para acompanhar a embalagem do produto. Quando isso acontece, as chances do público ignorar o código se multiplicam.

Portanto, mãos à obra! A recomendação de ouro é sempre incluir uma frase de Call to Action, com uma chamada para que o usuário aproveite esse recurso, como:

  • “Para mais informações, escaneie este código”;
  • “Escaneie este código e ganhe um cupom especial”.

São várias as oportunidades. Você só precisa encontrar o melhor caminho para conversar com o seu cliente ideal.

Viu só? Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios do QR Code, que tal ler mais conteúdos sobre o universo de rótulos e etiquetas? Conheça o nosso blog e aproveite!