Para garantir uma boa experiência do cliente, é essencial considerar rótulos e etiquetas no desenvolvimento do seu produto. Isso porque a percepção do consumidor sobre a mercadoria é tão importante quanto fatores como atendimento e qualidade de serviço.
Além disso, na hora de criar um rótulo ou etiqueta, é preciso pensar em questões que vão além do design, como:
- umidade;
- consumo;
- transporte;
- embalagem.
Ou seja, é fundamental considerar os aspectos e materiais em que são feitos os rótulos e etiquetas do seu produto, avaliando suas diferentes aplicações.
Mas, primeiramente, é necessário entender a diferença entre rótulos e etiquetas, e como usar cada um desses modelos. Continue a leitura!
O que são rótulos?
Os rótulos estão mais ligados ao design, pois visam aumentar a visibilidade do produto no mercado. Ou seja, o objetivo do rótulo é ajudar a vender a mercadoria, despertando o desejo do consumidor por meio de valor estético.
Por isso, ele deve ser interessante, chamativo e transmitir informações básicas sobre o item. Afinal, de nada vale um belo rótulo, se não agregar valor e conteúdo ao que está sendo vendido.
Ele ajudará o consumidor a diferenciar o seu produto da concorrência. Por isso, é importante que ele seja único e conforme a identidade visual da sua marca.
O que são etiquetas?
Enquanto os rótulos são empregados para despertar atenção, as etiquetas desempenham um papel mais simples.
Geralmente, esse adesivo serve de forma complementar ao rótulo, para passar as informações necessárias sobre o produto. Ou seja, dados requisitados pelos órgãos competentes do local em que o item é vendido, tais como:
- data de validade;
- código de barras;
- data de fabricação;
- identificação da marca;
- informações sobre composição e qualidade.
Além disso, a etiqueta ajuda no controle interno dos produtos, pois contém informações como números de registro e ciclo de vida do produto e da embalagem.
Nesse sentido, enquanto o rótulo tem um papel mais atrativo, a etiqueta é mais funcional. Por esse motivo, elas são consideradas mais simples que os rótulos.
O que considerar ao criar rótulos e etiquetas?
Design
Como já mencionamos, o rótulo tem o objetivo de chamar a atenção do consumidor. Assim, nada mais justo que aplicar regras de design atrativas para o seu público-alvo.
Isso porque, as cores, fontes e harmonia das embalagens influenciam na decisão de compra.
Por exemplo, produtos com rótulos mais rebuscados e cores neutras podem ser considerados mais sofisticados pelos consumidores, podendo ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo do público que você busca atrair.
Identidade de marca
O consumidor precisa reconhecer o seu produto através do rótulo. Para isso, é importante que o seu design não só o agrade esteticamente, como também o faça remeter o item à sua marca.
Material
O material da etiqueta, assim como o do rótulo, deve ser resistente. Afinal, o produto pode passar por condições adversas variadas, como:
- umidade;
- transporte;
- tempo de estoque;
- mudanças de temperatura;
- resíduos (água, produtos de limpeza etc.).
Nesse sentido, é importante encontrar um material resistente e de qualidade para sua etiqueta.
Fornecedores de qualidade
Além de aplicar todas essas regras, para garantir a qualidade, é muito importante terceirizar a impressão de rótulos e etiquetas do seu negócio para uma empresa especializada.
Assim, pesquise, pergunte e compare diferentes fornecedores antes de entender qual é a melhor opção para a criação do seu rótulo ou etiqueta.
Achou o artigo interessante? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a entender as diferenças entre rótulos e etiquetas!