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Veja quais erros evitar ao criar QR Code em seus rótulos

Imagem de um homem criando um QR code para rótulos no notebook.

Quando se trata de criar QR Code, muitas empresas buscam obter resultados significativos com seus produtos ou serviços. Essa tecnologia inovadora revoluciona a interação com informações, aproximando o mundo físico do digital e facilitando o comércio.

Por meio do uso das câmeras dos smartphones ou tablets, esse tipo de código bidimensional garante o acesso rápido a uma ampla diversidade de conteúdos digitais. Ou seja, basta o indivíduo apontar o seu dispositivo móvel para o QR Code que, rapidamente, ele conseguirá visualizar, por exemplo:

  • cardápios de restaurantes;
  • cupons de descontos;
  • informações exclusivas sobre as marcas;
  • entre tantos outros materiais interessantes.

Porém, uma coisa é certa: antes de criar QR Code, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para evitar erros e garantir que o seu projeto saia conforme o esperado. Mas afinal, quais são esses pontos de atenção? 

É o que te mostramos neste post completo. Acompanhe a leitura e anote as recomendações.

1. Inverter as cores claras e escuras

Na hora de criar QR Code, é essencial manter a legibilidade do código impecável. Porém, muitos “marinheiros de primeira viagem” cometem o equívoco de inverter as cores claras e escuras do material — o que pode resultar em um código de difícil leitura.

Atualmente, o padrão mais recomendado é utilizar um fundo claro com formas escuras. Desse modo, você garantirá que o reconhecimento pelo scanner da câmera ocorra de um jeito muito mais fácil e assertivo, melhorando a experiência do usuário. Não se esqueça!

2. Falta de contraste

Outro ponto de atenção ao criar QR Code está no contraste entre o código e o seu plano de fundo. Explicamos: uma vez fraco, o contraste pode acabar dificultando a leitura, ou então, causar problemas de decodificação.

Por essas e outras, o ideal é sempre checar se as tonalidades utilizadas na impressão do material contam com uma diferença perceptível. Como exemplo, podemos citar algumas combinações:

  • preto e branco;
  • azul e branco;
  • vermelho e branco;
  • roxo e branco;
  • preto e amarelo;
  • preto e rosa;
  • preto e azul.

3. Deixar o código “solto”

Um dos erros mais comuns ao criar QR Code é não oferecer informações claras aos usuários sobre o que esperar ao escanear o código.

Evite deixar o símbolo “solto”, ou seja, sem um contexto ou storytelling. Inclusive, esse cuidado vale para os mais diversos tipos de materiais, seja uma embalagem, uma placa, um flyer e por aí em diante.

Ao aplicar o QR Code, procure adicionar uma descrição ou chamada próxima perto dele, orientando os usuários sobre qual ação deverá ser tomada. Apesar de parecer um cuidado simples, isso garantirá uma comunicação eficiente e evitará qualquer tipo de confusão. Fique de olho!

4. Falta de espaçamento ou “quiet zone

A “quiet zone” diz respeito a uma área livre ao redor do QR Code. Basicamente, esse espaço é fundamental para o usuário detectar o código e, portanto, processá-lo da maneira correta.

Por essas e outras, ao desenvolver o seu código, verifique se há margem suficiente no entorno da impressão. Aqui, é preciso que o local não tenha interferências ou qualquer tipo de elementos visuais.

5. Alterar muito a forma do código

A personalização é imprescindível na hora de criar QR Code, especialmente se você deseja desenvolver algo que transmita a identidade da sua marca.

Entretanto, a recomendação é não alterar excessivamente a forma do código. Se não, a legibilidade poderá ser comprometida, atrapalhando — e muito! — na hora da decodificação.

Em vez disso, procure manter o visual do símbolo bem próximo ao formato padrão. Assim, será possível garantir a sua capacidade de ser lido por diferentes dispositivos móveis.

6. Não definir a finalidade do seu código QR

Te apresentamos mais um erro frequente ao criar QR Code: não definir a sua finalidade. Antes de gerar o código, busque entender o que você deseja alcançar com essa ação. A ideia é enviar os usuários para o seu site? Ou então, disponibilizar informações extras sobre um produto ou serviço?

Estipular a finalidade do QR Code é essencial para criar um plano estratégico relevante e eficiente. Isso garantirá que os usuários saibam o que esperar ao escanear o material, aumentando assim, as chances de engajamento e conversão.

Por último, não deixe de investir em materiais impecáveis para fazer esse tipo de impressão. Até porque o seu código precisa apresentar excelente nitidez, tanto em impressões de rótulos, quanto em etiquetas ou demais embalagens.

Para isso, a nossa sugestão é contatar a F&F Etiquetas. Referência no mercado, a empresa é conhecida por desenvolver produtos de alta qualidade, prontos para ajudar toda e qualquer marca a se destacar. Fale conosco e saiba mais.

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