Faq

ribbons

O que é Ribbon?

Ribbon é o insumo fundamental na transferência térmica de tinta da fita para o papel (conhecido também como Thermal Transfer Ribbon, TTR, ou simplesmente Ribbon no Brasil).

Do que é composto o Ribbon?

Essa fita, feita de uma película plástica, pode conter cera, resina ou pode ser mista (cera e resina). Além disso, a parte da película que contém os compostos de cera e/ou resina pode estar tanto do lado de dentro (interno) quanto do lado de fora (externo) da bobina.

Quando utilizar Ribbon de cera?

Utiliza-se ribbons compostos de cera para etiquetas com pouco ou nenhum atrito com outros materiais. O insumo não deve conter restrições a variações de temperatura, abrasão, umidade e atrito por ser um material mais frágil.

Quando utilizar Ribbon misto?

Ribbons mistos possuem relativa resistência ao calor e a umidade, maior do que os de cera e menor do que os de resina.

Quando utilizar Ribbon de resina?

Em ribbons compostos de resina costuma-se utilizar em materiais que são expostos a riscos de atrito e severas condições ambientais por serem materiais mais exigentes e resistentes do que os demais.

Qual a diferença entre o Ribbon interno e externo?

É designado ribbon interno aquele que possui o composto cera/resina do lado de dentro da bobina e ribbon externo é aquele que possui o composto do lado de fora da bobina. São produzidos com compostos em lados diferentes devido ao mecanismo de tração de Ribbon das diversas máquinas impressoras existentes que utilizam este material.

Como descobrir se o Ribbon é externo ou interno?

É possível descobrir colando uma etiqueta adesiva em um dos lados do ribbon. O lado que deixar resíduos de cera e/ou resina na cola da etiqueta é o lado que deve ser utilizado para imprimir as etiquetas.

Qual ribbon devo usar na minha impressora?

Para saber se o ribbon a utilizar deve ser interno ou externo, deve-se estudar a passagem do papel e do ribbon, assim como seu mecanismo de tração. Existem impressoras que só possibilitam a impressão utilizando ribbons internos, outras impressoras só viabilizam com ribbons externos e, em outras impressoras, possibilitam a impressão com ambos os ribbons. Para isso, dever-se-á entrar em contato com o fornecedor da máquina.