Faq

códigos de barras

O que é um código de barras?

Código de barras é uma representação digital impressa de uma informação.

Para que serve um código de barras?

 

O código de barras está diretamente ligado à captura de dados. O código de barras automatiza o processo de captura. Ao invés de se fazer a digitação de um dado, ele é capturado por um leitor óptico.

A quem interessa o uso do código de barras?

O Código de Barras é particularmente útil para automatizar o processo de quem fará a leitura do mesmo. Normalmente quem solicita o uso e determina os parâmetros do código de barras é quem fará a leitura do código.

Qual informação está contida num código de barras?

O código de barras não carrega nenhuma informação descritiva do produto (exceto por códigos bi-dimensionais). Normalmente ele traz a identificação do produto, ou numeração de cadastro do produto num banco de dados.

Quais os padrões de códigos de barras?

Existem dezenas de padrões, todos aceitos internacionalmente. Os principais são:

(EAN) - utilizado em automação comercial;

(2 de 5) - utilizado em dados variáveis;

(3 de 9) - uso geral; e

(PostNET) - correios.

Qual código de barras devo utilizar?

Para identificação de produtos na automação comercial, através de rótulos fixos, utiliza-se o EAN-13. Para saber qual tipo de código de barras utilizar, pergunte à quem fará a captura.

O que é código EAN?

O código EAN é utilizado internacionalmente para automação comercial. Todo produto nacional ou estrangeiro, vendido em magazines, supermercados, lojas, etc utilizam o código EAN-13

O que está contido no código EAN-13?

O código EAN-13 é formado por 13 algarismos padronizado internacionalmente da seguinte forma: (3 posições) código do país do fabricante (6 posições) código do fabricante (3 posições) código do produto para o fabricante (1 posição) dígito verificador

Quem possui código EAN-13?

São os fabricantes de produtos que possuem códigos EAN-13. Seus produtos ao serem vendidos num magazine, por exemplo, são cadastros no banco de dados do magazine, com o código fornecido pelo fabricante.

Como obter um código EAN-13?

Em cada país do mundo existe um órgão competente para cadastrar fabricantes e fornecer um código para cada fabricante. No Brasil, este órgão é a EAN BRASIL ou GS1.

0800-110789
www.eanbrasil.org.br

Como numerar os produtos no código EAN-13?

O código EAN-13 de produtos brasileiros possui:

(789) – Brasil;
(5 posições) - Código do fabricante;
(4 posições) - Identificação do produto para o fabricante; e
(1 posição) - Dígito Verificador.
O fabricante tem liberdade para identificar seus artigos com estes 4 algarismos.

Posso alterar um código EAN?

Não é recomendado alterar códigos EAN, pois seus produtos ao receberem um código EAN são cadastrados nos bancos de dados de todos os revendedores. Uma alteração pode causar problemas graves de identificação equivocada do produto.