O que é impressão de dados variáveis?

Dados variáveis impressos

O que é impressão eletrônica?

Diferente da impressão gráfica convencional, a impressão eletrônica faz a impressão de dados variáveis, ou seja, as informações impressas são diferentes à cada folha (ou a cada sequência de folhas).

A impressão eletrônica substitui a impressão por offset, silk screen, flexografia ou hot stamping?

Não necessariamente.

Normalmente, a impressão eletrônica complementa os dados fixos impressos pelos processos convencionais, como a flexografia. Você pode imprimir um logo, uma mensagem ou apenas uma imagem colorida por meio da impressão gráfica convencional e, depois disso, pode imprimir as informações variáveis. Essa combinação cria um produto final simples, mas altamente personalizado, e de fácil destaque entre as etiquetas mais simples.

Quais informações posso imprimir em dados variáveis?

Toda informação que é customizada para um produto ou uma peça é ideal para imprimir dessa forma.

No caso de etiquetas para roupas, por exemplo, os dados mais comuns podem ser: o tamanho da peça, o preço de venda, o departamento/setor desta roupa, a coleção (inverno ou verão), o código de barras, um código de referências interna da loja, e diversas outras informações.

Mas isso não se limita somente ao setor têxtil. Um dos melhores exemplos de etiquetas com dados variáveis são as transportadoras. Todas as caixas são etiquetadas com informações personalizadas de cada frete. Essa etiqueta contém o nome do destinatário, seu endereço, o peso de cada volume, o que tem em cada caixa, e por aí vai.

Que papel posso usar para imprimir os dados variáveis?

O papel a ser usado depende mais da impressora do que das informações que vão ser impressas. Você deve se atentar a qual tipo de papel a sua impressora tem capacidade de imprimir.

Temos uma página informando quais são as restrições de cada material (e outras informações a respeito) em nosso site, caso queira saber mais.

Quanto tempo leva para imprimir?

Tudo depende da impressora que é utilizada para o serviço, do tamanho da etiqueta e principalmente da quantidade de etiquetas.

Mas apenas para fins de exercício, se considerarmos uma quantidade de 1.000 etiquetas em tamanho médio (50mm x 50mm), uma impressora convencional não deve levar mais do que 10 minutos para imprimir os dados variáveis.

A impressão dos dados variáveis pode ser feita em ambos os lados do papel?

Sim! Este tipo de impressão chama-se duplex. Vale lembrar que o custo é dobrado, então tenha em mente qual é o objetivo do seu projeto e se vale a pena fazê-lo dessa forma!